Correio dos Campos

Mais de 9 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Palmeira

10 de abril de 2019 às 17:57

Começou nesta quarta-feira (10) e se estende até o dia 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As unidades de saúde de Palmeira já estão realizando a vacinação das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que no município somam 9.402.

Até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos. A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

O maior grupo prioritário de Palmeira é o de idosos, composto por 3.450 pessoas. Também receberão a vacina contra a Influenza 2.511 crianças menores de seis anos, 374 trabalhadores da saúde, 332 gestantes, 54 puérperas, 2.209 pessoas com comorbidades e 472 professores.

O dia D de mobilização, em que todas as unidades de saúde ficarão abertas no sábado, será no dia 4 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Fabiani Bach Czelusniak, secretária municipal de Saúde, espera que o resultado neste ano seja ainda melhor que o de 2018, oportunidade em que Palmeira ficou acima da média nacional. “No ano anterior, ao final da campanha, atingimos a marca de 87,62% do público alvo, contra 83% da media brasileira. Em 2019 esperamos ultrapassar os 90% estabelecidos pelo Ministério da Saúde e para isso vamos realizar ações especiais, como dias com horários de atendimento especiais, Dia D e demais ações para atender a população que faz parte dos grupos prioritários”, destacou Bach.