Correio dos Campos

Carnês do IPTU 2019 já podem ser emitidos pelo site da prefeitura

12 de março de 2019 às 15:57
(Divulgação/PMP)

IMPRENSA/Palmeira – A Prefeitura Municipal de Palmeira através da Secretaria Municipal de Finanças já está disponibilizando o carnê de IPTU 2019 para os munícipes palmeirenses. O tributo pode ser pago à vista ou parcelado. Os contribuintes que escolherem fazer pagamento à vista receberão desconto de 5%, quem preferir o parcelamento pagará sem desconto em até 9 parcelas, com vencimento da primeira em 10 de abril de 2019. Os boletos poderão ser pagos nas Agências da Caixa Econômica Federal, aplicativos da Caixa e Caixa Aqui, e nas Lotéricas.

De acordo com o secretário de Finanças, Eloir José Voichicoski, a arrecadação média do município com o IPTU gira em tordo de R$ 2,3 milhões anualmente, tendo como base as arrecadações apresentadas em 2017 e 2018. “Neste ano esperamos uma arrecadação parecida. Acreditamos que o acesso aos carnês de forma digital foi uma inovação que trouxe facilidades para a população que faz pagamentos pela internet, por exemplo. Comodidades como esta trazem resultados mais positivos para a arrecadação municipal”, comenta o secretário.

Como gerar o Carnê?

Para gerar os seus boletos de IPTU basta acessar o site da Prefeitura Municipal de Palmeira no endereço: www.palmeira.pr.gov.br e clicar em “Tributos Web” na lateral direita do site. Após isso você clica em débitos e emitir carnê 2019. O próximo passo é inserir o cadastro do imóvel, que consta na matrícula, após isso poderá gerar seus boletos. Veja o tutorial em vídeo em: https://youtu.be/rLn2SHGcBTU

Caso você não tenha acesso ou familiaridade com a internet, pode se dirigir até a Secretaria de Finanças na Rua XV de Novembro, 570 – Centro para emitir os seus boletos.

O que é IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa que é paga sobre um imóvel ou terreno. A cobrança do imposto é determinada pelo Artigo 156 da Constituição Federal. Todo o dinheiro que é arrecadado com a cobrança vai para os cofres do Município, que o usa para custear despesas municipais.

Este tributo é utilizado em benefício da própria comunidade, como determina a Constituição Federal. 25% dos recursos são destinados para Educação, enquanto 15% são aplicados em Saúde. O restante é dividido em investimentos em pavimentação de ruas, obras de infraestrutura, iluminação, assistência social, dentre outros. O IPTU se constitui, assim, como uma das principais fontes de arrecadação municipal e tem uma função social, principalmente para a efetiva realização de uma adequada política de desenvolvimento urbano em cada localidade.