Correio dos Campos

Secretaria de Saúde pede ajuda à população para combater o mosquito Aedes aegypti

15 de janeiro de 2019 às 17:12
(Daymon Grocheviski/Prefeitura de Palmeira)

IMPRENSA/Palmeira – O verão, estação com temperaturas mais altas e clima chuvoso, é propício para o acúmulo de água e o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya. Para combatê-lo, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira conta com o auxílio da população de Palmeira.

“A prevenção é tudo”, destacou Jean Carlo das Almas, chefe de Atenção Integral à Saúde. “Precisamos da ajuda da população para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, ou seja, todos os locais que acumulem água parada. Esses ambientes são propícios para que a fêmea do mosquito bote os ovos e gere novos mosquitos”, explicou.

Em 2019 o setor de Epidemiologia da Prefeitura de Palmeira já recebeu três casos relacionados a dengue. Um deles foi confirmado como sendo do vírus e dois ainda estão em análise. “O caso confirmado foi de uma pessoa que viajou para outro município, foi infectada, retornou para Palmeira com os sintomas, foi investigada e teve o diagnóstico”, contou Jean Carlo.

Apesar de ter sido contraído em outro município, o caso confirmado gera um alerta para os palmeirenses. Para auxiliar a população, agentes de endemias, com identificação da Prefeitura Municipal, circulam pelos bairros e realizam visitas em domicílios e no comércio, para orientar quanto a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.

O servidor municipal também faz um alerta. “Quem estiver com febre alta, dor nas articulações, dor no corpo e mal-estar geral deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar diagnóstico. Se o caso for suspeito de dengue, zika ou chikungunya, o médico já pode realizar todas as intervenções necessárias”, contou Jean Carlo.