Correio dos Campos

Reservistas que serviram nos últimos cinco anos devem atualizar dados na Junta Militar

3 de dezembro de 2018 às 16:17

IMPRENSA/Palmeira – Quem serviu o Exército Brasileiro nos últimos cinco anos deve atualizar seus dados pelo Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR). A ação é realizada anualmente e visa praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização.

A atualização dos dados deve ser feita de 9 a 16 de dezembro, na Junta Militar de Palmeira, localizada na rua XV de Novembro, 425, no antigo Fórum, com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3909-5015.

Vale ressaltar que ao ser incluído na reserva, o reservista permanecerá na disponibilidade por prazo fixado pelos Comandos Militares, de acordo com as necessidades de mobilização. Atualmente, o prazo é de cinco anos.

Durante o período passado na disponibilidade, deverá estar em condições de atender mais prontamente a uma convocação, pelo que ficará diretamente vinculado à organização militar onde prestou o Serviço Militar ou outra que lhe tiver sido indicada.

A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos quatro primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência. Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação.

Como fazer a apresentação no EXAR

1. Pessoalmente: no período de 9 a 16 de dezembro, na Junta Militar de Palmeira.

2. Pela Internet: 1º de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019, acessando os sites específicos da Força que o reservista serviu.