Correio dos Campos

CAPS realiza treinamento sobre atendimentos de urgência em psiquiatria

21 de novembro de 2018 às 15:20
(Gabriel Osternack Lima/Prefeitura de Palmeira)

IMPRENSA/Palmeira – Na manhã da última terça-feira (20) a Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ‘Dr. Homero Dias Baptista’ promoveu um treinamento aos médicos e enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família sobre atendimentos de urgência em psiquiatria. O evento, denominado ‘Crise e Urgência em Saúde Mental’, foi realizado no salão da Secretaria de Educação e contou com a presença de aproximadamente 30 profissionais.

De acordo com Marina Gross Gonçalves, Chefe de Atenção Integral à Saude, foi a própria equipe do CAPS que ministrou a palestra, utilizando material didático de apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que respalda as ações. “Os principais assuntos abordados foram o manejo e conduta em atendimentos de urgência psiquiátrica”, relatou.

Durante o evento foi destacado que a dificuldade de manejo pelas próprias equipes de saúde foi um dos principais motivos pelo qual o atendimento as pessoas com algum tipo de sofrimento mental eram isolados e prestados preferencialmente em serviços especializados em psiquiatria, mesmo que a manifestação de agravo não acompanhasse violência ou agressividade.

Atualmente, porém, o atendimento aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, deve ser prestado por todas as portas de entradas do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, pelo conjunto das unidades básicas de saúde e suas equipes da Estratégia de Saúde da Família, pelas unidades de atendimento pré-hospitalares fixas e móveis e pelas unidades hospitalares, possibilitando a resolução dos problemas de saúde dos pacientes ou transportando-os responsavelmente a um serviço de saúde hierarquizado e regulado.

A palestra também abordou o fato de o SUS ter optado por não mais fazer diferença entre o termo urgências e emergências, passando a utilizar apenas o termo urgências, para todos os casos que necessitem de cuidados agudos, tratando de definir o “grau de urgência” e classificá-las em níveis, como emergência psiquiátrica, urgência psiquiátrica e situações eletivas, por exemplo.

Os profissionais do CAPS falaram sobre algumas fases e ações dos pacientes, como agitação psicogênica, paciente psicótico, agitação psicomotora, violência e suicídio, além de abordar círculo vicioso do paciente agitado e ações de proteção que os profissionais da saúde devem realizar.