Correio dos Campos

Região é destaque em evento de inovação

13 de setembro de 2018 às 18:05
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Compartilhar, demonstrar e premiar as boas práticas da área de tecnologia nos municípios. O 6º Congresso de Cidades Digitais reuniu centenas de pessoas nesta quinta-feira, primeiro dia do evento realizado no Bourbon Convention Hotel em Ponta Grossa. O prefeito de Telêmaco Borba, vice-presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Marcio de Matos participou da abertura do Congresso e destacou a importância do uso da tecnologia na região, que vem avançando em suas práticas. “Os investimentos na área são imprescindíveis”, destacou, citando seu próprio município, que acabou de adquirir drones para serem usados em prol da segurança.

Investimentos necessários, mas que geram economia futura para os municípios. Foi o que destacou o presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wosniack. “A tecnologia traz economia. Pois com ela podemos ter menos funcionários, com mais agilidade, eficiência e menos desperdício”, garantiu ele que foi um dos prefeitos inovadores de 2018, com o projeto de tecnologia na segurança escolar.

Da AMCG os chefes do Executivo de Palmeira, Edir Havrechaki, e de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, receberam o Prêmio de Prefeito Inovador. Rangel pela implantação do Estar Digital, aplicativo feito especialmente para o município, e, segundo o prefeito, “único no Brasil”. Já Edir foi premiado pelos cartões corporativos de adiantamento de gastos, que começaram a ser utilizados no último mês pelos servidores palmeirenses. “Estamos cumprindo com os princípios da administração pública, com modernidade, transparência e economia “, ressaltou o prefeito.

Para o diretor da Rede Cidade Digital, realizadora do Congresso, José Marinho , a modernização da máquina pública abre possibilidades para melhorar os serviços entregues a população. “Estamos trazendo experiências bem sucedidas para servir de modelo, para melhorar a vida das pessoas. Com o congresso queremos estimular os tomadores de decisão, que são os gestores das cidades, a inovar”, explicou, lembrando da necessidade da vontade e da ação política. “A tecnologia deve ser vista como uma função estratégica”, finalizou.

O primeiro dia do Congresso contou ainda com palestras, cases de sucesso de municípios, além de painéis de discussão, como a importância das parcerias público-privadas e cidades digitais. O 6º Congresso segue nesta sexta-feira com palestras sobre o uso das tecnologias em diversas áreas como saúde, mobilidade urbana e segurança.