Correio dos Campos

ESF Central realiza vacinação contra Poliomielite e Sarampo neste sábado (1º)

30 de agosto de 2018 às 13:20
Imagem: Divulgação

COM ASSESSORIAS – A Estratégia de Saúde da Família Central de Palmeira atenderá em horário especial neste sábado (1º), para atender crianças de um ano até menores que cinco anos que devem ser vacinadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. A unidade ficará aberta das 8h30 às 16h30 e para receber as gotas e as vacinas, as crianças devem estar munidas com suas carteirinhas de vacinação e acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

A meta do Ministério da Saúde para Palmeira é vacinar ao menos 95% das 1.818 crianças da faixa etária abrangida e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Até a manhã desta quinta-feira (30), Palmeira havia atingido a marca de 78,6% do público alvo contra a poliomielite, ou seja, 1.429 doses orais aplicadas, e 77,89% contra o sarampo, sendo 1.416 doses de vacina aplicadas.

Neste ano, a campanha de vacinação é feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Fabiani Bach, os pais ou responsáveis devem se conscientizar e levar as crianças para receber a vacinação. “Esperamos que neste horário especial de sábado, quem ainda não teve tempo de levar as crianças para se vacinar, aproveite. Esse é um assunto sério e por isso é muito importante vacinar nossas crianças para manter os vírus da pólio e sarampo longe de nossa cidade e de nosso país, além de essa ser uma oportunidade de corrigir falhas vacinais”, destacou.