Correio dos Campos

Educadoras da rede municipal de Educação trabalham a cultura brasileira na Semana do Folclore

24 de agosto de 2018 às 11:58
Foto: Divulgação Cmei, Escola

IMPRENSA/Palmeira – Sendo instituído desde 1965, pelo Congresso Nacional Brasileiro, comemora-se no dia de 22 de agosto, o Dia Nacional do Folclore, como meio de valorização, resgate e manutenção da cultura do povo brasileiro. Desde então a data é trabalhada e reforçada principalmente no ambiente escolar.

Buscando trabalhar com seus alunos, a múltipla e rica cultura existente no território nacional, a educadora Elaine Andrade, do Centro Municipal de Educação Infantil Sebastião Sanson, desenvolveu com seus da faixa etária de cinco anos, o projeto de valorização do folclore nacional. “A cultura do povo brasileiro é tão rica, e as pessoas esquecem ou deixam passar despercebidas os detalhes. Nosso folclore é bem mais que as lendas conhecidas, temos as comidas típicas, as danças, as vestimentas, tudo isso faz parte do folclore de cada região”, explica Andrade.

Durante toda a semana os alunos conheceram e estudaram a cultura do folclore brasileiro, “busquei trabalhar com eles todas as regiões, mostrando a diversidade e riqueza”, conta a educadora. Esse estudo resultou em uma apresentação para todos demais alunos da escola. Terminando em uma grande homenagem a Festa do Boi Bumbá, origem dos índios que marcam a brasilidade.

Nas escolas do campo, também foram desenvolvidas atividades relacionadas ao Folclore. Como foi o caso da Escola Municipal do Campo de Sta. Bárbara de Cima, na qual os alunos do Pré I ao quinto ano, descobriram as lendas famosas do Folclore Brasileiro, como Saci Pererê, Mula Sem Cabeça, Boto Cor de Rosa; através da leitura, pintura e dobradura de papel. Também descobrindo as brincadeiras de roda, que são outro componente do folclore. E mais importante ainda, foi o resgate que fizeram com contos da região. “O Folclore por si só é muito rico, e mais para nossas crianças que, por serem do interior, também sempre tem um causo pra contar”, ressaltou a educadora que realizou trabalhos com seus alunos, Thaís Meneguel.

A secretária municipal de Educação, Carla Marcondes de Albuquerque, manifestou sua alegria em prestigiar trabalhos tão bem elaborados e riqueza de detalhes desenvolvidos pelas profissionais que fazem parte da sua equipe. “Fico encantada ao ver o resultado do trabalho dos professores e alunos sobre o Folclore. Além do conhecimento, traz aos alunos, a possibilidade de criar e desenvolver a criatividade diante a cultura popular brasileira. Sem deixar de lado a importância que se têm em valorizar a cultura do nosso país”, exclamou a secretária.

 

“Lendas e Contos Regionais” serão o tema do próximo projeto da AMCG Cultura

Após o sucesso que foi o lançamento do livro “Sabores dos Campos Gerais”, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais – AMCG; através do seguimento Cultura, que tem como presidente o atual secretário Municipal de Cultura e Turismo, Waldir dos Santos Joanassi Filho, já prevê seu novo projeto, “Lendas e Contos Regionais”.

Aproveitando o gancho da semana do Folclore, na reunião que aconteceu, exatamente na data em que se comemora o tema (22), os municípios reuniram-se na cidade de Telêmaco Borba, e discutiram a pauta do novo projeto.

“O foco muitas vezes fica somente nas lendas e contos de nível nacional, que carregam muita importância sim, entretanto, fazem um levantamento e resgatar os nossos contos e lendas regionais, é de suma importância também. Como forma de registro histórico e documentação, para que isso não se perca nas futuras gerações”, explicou o presidente Waldir.

Os representantes culturais de cada município iniciam a fase de captação e estudo do conteúdo, documentando e arquivando o que foi coletado. O projeto prevê futuramente e ainda estuda, sobre a criação futura de uma coletânea infanto-juvenil, de material de apoio as escolas, assim como documentários.