Correio dos Campos

Nova sala ludopedagógica do CAPS permite atendimento apropriado às crianças

6 de julho de 2018 às 10:26

IMPRENSA/Palmeira – Há cerca de um mês o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ‘Dr. Homero Dias Baptista’ começou a realizar atendimentos em uma sala ludopedagógica destinada às crianças com idade de até 12 anos. Neste período cerca de 20 crianças já foram acolhidas no novo ambiente.

A sala ludopedagógica é equipada com diversos objetos que favorecem a comunicação das crianças com os profissionais. Através das ações demonstradas pelo comportamento e pelas brincadeiras realizadas pelas crianças no espaço, os profissionais conseguem iniciar a avaliação do caso e do tratamento.

De acordo com a coordenadora do CAPS, Marina Gross Gonçalves, a sala lúdica é essencial para a realização do trabalho. “O ambiente proporcionado influencia positivamente na prática e no acolihimento das crianças”, disse.

Fabiani Bach Czelusniak, secretária Municipal de Saúde, destacou que a criação da sala faz parte do projeto de ampliação da estrutura e do atendimento do CAPS. “Com a sala ludopedagógica contamos com um ambiente propício para receber as crianças, refletindo na melhora do atendimento e do resultado obtido no tratamento do paciente”, revelou.

O CAPS presta serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar. Ele realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial, substituindo o modelo asilar.