Correio dos Campos

Programa Internet para Todos chegará em localidades rurais

16 de maio de 2018 às 16:12
Foto: Victor217/Freepik

IMPRENSA/Palmeira – O Município de Palmeira firmou termo de adesão ao programa GESAC – Internet para Todos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A parceria visa o fornecimento de conexão à internet em banda larga em localidades pré-selecionadas pelo Governo Federal. Conforme termo assinado pelo chefe do executivo, 21 localidades rurais do município foram pré-selecionadas, mas a efetivação dependerá da disponibilização de local adequado para a instalação dos equipamentos.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Fabiano Bishop Cassanta, o Governo Federal vai proporcionar a estrutura como antenas, torres e demais equipamentos para garantir a transmissão da banda larga, bem como proporcionar o sinal de internet. “Com isso os moradores dessas comunidades terão acesso a uma internet de alta velocidade por um preço bem mais acessível”, comentou.

O equipe do GESAC fará levantamento de empresas locais que prestam serviços de internet. Com base no levantamento será escolhida a mais adequada para realizar o serviço técnico. Levando em conta que a estrutura e o sinal da rede serão por conta do governo o resultado será um preço mais acessível para a população.

Se o serviço for executado em todas as localidades pré-selecionadas estima-se que aproximadamente 10 mil pessoas possam ter acesso à internet banda larga com preço acessível, isso inclui dezenas de escolas e postos de saúde da área rural. Segundo informações da Secretaria de Urbanismo, o Ministério das Comunicações tem a previsão de iniciar as instalações das antenas em junho em todos os municípios brasileiros proponentes.