Correio dos Campos

Capela de Bom Jesus tem processo de restauro finalizado e é reinaugurada

Com seus 182 anos de instalação e construção da Capela do Bom Jesus, foi construída através da doação da terra por Domingos Ignácio de Araújo e arrecadações pela comunidade da época.
25 de abril de 2018 às 08:39

IMPRENSA/Palmeira – Com finalidade de atender os atos fúnebres, quais não poderiam ser realizados na igreja Matriz da cidade – esta sendo construída e inaugurada um ano após a construção da capela-; é considerada portanto, como o primeiro templo religioso a ser edificado em Palmeira.

A pequena igreja passou recentemente por um processo de restauro, sendo reinaugurado na tarde do último sábado (21), com uma missa solene, reunindo comunidade, autoridades do município e colaboradores.

O processo de restauro foi realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal, Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, juntamente com a Legião de Maria, e empresas e pessoas físicas da região que colaboraram com materiais complementares a reforma.

O prefeito Edir Havrechaki, que esteve na solenidade com sua família, ressaltou a importância da participação da comunidade e envolvimento para manter as estruturas públicas. “Essa igreja é de todos, vai servir para encontros e reuniões do povo palmeirense que reúne-se pela fé. Assim como entorno da igreja deve ser aproveitado, sugiro ainda, que os moradores em torno se organizem para realizar quermesse e atividades, um ato cultural que me agrada bastante”, ressaltou o prefeito.

De acordo com as normas da Igreja a utilização da capela ficará restrita para realização de missas e reuniões. Pois a capela Bom Jesus é uma capelania. Não possui comunidade formada. A capela também poderá ser utilizada para visitação turística mediante agendamento.

Na ocasião a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Vera Lucia de Oliveira Mayer, entregou nas mãos do prefeito o processo protocolado de tombamento da capela, o qual foi deferido.