Correio dos Campos

Nova licitação impulsiona serviços de manutenção, ampliação e modernização da iluminação pública

11 de abril de 2018 às 17:42

IMPRENSA/Palmeira – A Energepar Empreendimentos Elétricos foi a vencedora da licitação para contratação sob demanda de empresa especializada em engenharia elétrica, envolvendo todos os serviços e equipamentos necessários para o serviço de manutenção contínua e corretiva, ampliação e modernização da rede de iluminação pública do Município de Palmeira. O certame ocorreu no dia 28 de maio, no Palácio da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá, sede da Prefeitura.

O valor homologado pela Energepar para a licitação foi de R$ 215.998,00 para a realização de serviços pelo período de 12 meses. A empresa será a responsável por realizar serviços na rede de iluminação pública no perímetro urbano e as localidades de Colônia Witmarsum, Colônia Quero-Quero, Colônia do Lago, Colônia Maciel, Papagaios Novos, Vilinha, Queimadas, Pinheiral de Cima e de Baixo, localizadas na zona rural do Município, incluindo ruas e avenidas públicas, praças, parques e demais logradouros públicos.

Desde o dia 4 de abril, data de assinatura do contrato, a empresa já realiza diversos serviços em Palmeira e já possui ações para realizar nos próximos dias. De acordo com a secretária de Obras e Infraestrutura, Francine Albuquerque, “a Energepar já realizou a troca de lâmpadas queimadas nas ruas da área central do município, o poste principal da praça da Matriz, a iluminação da quadra localizada na praça Manoel Ribas e da quadra de vôlei de areia, trocaram a luminária localizada na entrada do Papiros através da PR 151”, contou.

Albuquerque também revelou que na próxima semana “a empresa irá iluminar a rua Judith Sotta Malucelli, nas proximidades do CMEI Alderico Viante e do Centro de Especialidades. Também será realizada uma ação para reforçar a iluminação em todas as praças do município, com início pela praça Raul Bras de Oliveira”, destacou.

Iluminação

A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno.

A rede de Iluminação Pública está diretamente ligada à segurança pública, pois auxilia no tráfego de veículos, ciclistas e pedestres. Ainda, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos públicos, edifícios e paisagens, além de orientar percursos e aproveita melhor as áreas de lazer.

De acordo com Albuquerque, a manutenção, ampliação e melhoria dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem da cidade, favorecendo o turismo, o comércio, e o lazer noturno. “Modernizar as redes de iluminação pública com o uso eficiente e racional da energia elétrica contribui para o desenvolvimento social e econômico da população. Desta maneira, a Secretaria de Obras e Infraestrutura está sempre disposta a manter, ampliar e modernizar a rede de iluminação pública de forma permanente”, disse a secretária.