Correio dos Campos

Palmeira comemorou 199 anos com desfile e atrações gastronômico-culturais

9 de abril de 2018 às 14:10
Fotos: Daymon Grocheviski

IMPRENSA/Palmeira – Uma série de eventos movimentaram a Cidade Clima no último final de semana, data que marcou o aniversário de 199 anos de Palmeira. Começando no sábado (7) às 8h30 com Momento Cívico na Praça Marechal Floriano Peixoto, que contou com presença do prefeito Edir Havrechaki, vereador presidente da câmara, Anselmo Osório, secretários municipais, representantes das forças militares (exército, polícia e bombeiros), representantes de diversas escolas municipais, membros do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, além de representantes da comunidade eclesiástica do município.

A apresentação da Fanfarra Arthur Orlando Klas regida pelo mor de comando, Douglas Schuli e a apresentação musical da cantora e compositora Gabriella Helena Ribeiro deram um toque especial à solenidade. Ambas as apresentações foram em homenagem ao município, sendo que Gabriella apresentou a música de sua autoria “Cidade Clima”, finalizando a solenidade com chave de ouro.

Após o hasteamento das bandeiras junto a execução do hino nacional brasileiro e hino a Palmeira, o prefeito Edir Havrechaki realizou seu pronunciamento, onde destacou a importância de preservar a história e pensar no futuro. “No próximo ano Palmeira completa seu bicentenário e hoje começa a contagem regressiva para este marco, então quero convidar a comunidade para abraçar o nosso projeto dos 200 anos, nós teremos várias atividades que serão desenvolvidas além de ações e obras que serão entregues à comunidade no próximo ano. Toda e qualquer ação que realizamos por Palmeira é pensada para as pessoas, para que nossa cidade continue harmoniosa e boa de se viver contemplando o passado e pensando no futuro”, disse o prefeito

Durante seu discurso o presidente da Câmara de Palmeira, Anselmo Osório falou sobre a história do município e formação da cidade e seu povo. O vereador também fez uma análise breve do hino à Palmeira demonstrando que o hino possui palavras pouco conhecidas nas quais o escritor Heitor Stockler de França descreveu com exatidão muitas características da cidade, que sobrevivem até hoje.

Após a solenidade um momento marcante de muitos palmeirenses pôde ser revivido, o desfile cívico militar, que há tempos não era realizado. Gerações são marcadas pela experiência ao participar da comemoração, que trás famílias inteiras para a rua prestigiar seus filhos e demais instituições do município. Assim como, marca com euforia crianças que participam pela primeira vez, até professores que são veteranos.

Antes mesmo de o desfile acontecer, o prefeito municipal, Edir Havrechaki, ressaltou em seu discurso durante o momento cívico, esse sentimento despertado em todos munícipes. “Eu me lembro bem enquanto era aluno quanto emocionante e grande era a expectativa em participar do desfile cívico do município. É um tradição que marca, que reúne famílias”, enfatizou Havrechaki.

O prefeito com sua família, equipe de secretários e funcionários abriram o desfile. Seguido das demais escolas do município que neste ano trouxeram pra rua uma mensagem de valorização dos valores principais e da paz.

Famílias inteiras que lotaram as grades puderam prestigiar com fascínio a apresentação da Fanfara Arthur Klass, do Colégio Dom Alberto Gonçalves, que foi reativada neste ano por meio da parceria entre a Secretaria de Cultura e Patrimônio e o colégio, buscando o resgate da maior fanfara do município como patrimônio imaterial. O desfile também teve apresentação da Fanfara da Melhor Idade, de Ponta Grossa, que contém integrantes de 65 a 95 anos além de escolas e cmeis da cidade, Corpo de Bombeiros com sua frota, Palmeira Cross com veículos Off Road e 2º Batalhão de Suprimentos de Palmeira (Exército) que finalizou o desfile.

Ainda no sábado (7) a partir das 12h a programação continuou com mais uma edição da Feira da Lua, evento que se estabeleceu como tradição no município oferecendo comidas típicas e atrações musico-culturais para a população. A temática desta edição foi o carnaval, principalmente no sábado

No sábado as atrações ficaram por conta das Marchinhas de Carnaval com o Coral Municipal de Palmeira às 19h30,seguido pelos Sucessos do Samba com a Escola de Música Vivace. Já às 20h30 a população apreciou os Clássicos do Samba com a Orquestra Municipal de Palmeira e das 21h30 às 22h30 a Praça Marechal Floriano Peixoto recebeu a Banda Pierrot de Tibagi e Escola de Samba São José de Tibagi. O evento também contou com a Presença das Rainhas do Carnaval de Tibagi.

Ao final da programação de sábado, o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi agradeceu a equipe de Tibagi por trazer a apresentação ao município. “Hoje Palmeira vai dormir sambando”, disse Joanassi se referindo ao espetáculo apresentado pela Banda Pierrot de Tibagi e Escola de Samba São José de Tibagi.

No domingo a programação continuou forte com as Apresentações de Rap das 13h às 16h seguido por Didi Fiocrucci (Voz e Violão). Das 17h às 22h uma sequência de apresentações musicais animou a Praça da Matriz com: A onda Cósmica (Projeto de Música Instrumental), Larissa Blanco e Banda, Bigodes e Coiotes, Enigma Rock e Marcel Ferraz. Além das apresentações musicais e carnavalescas a Feira da Lua teve comidas especiais, típicas do Brasil. Os participantes experimentaram Tapioca, Coxinha no Copo, Entrevero no Pão, Sanduíche de Barreado, Comida Chinesa, Batata no Cone e Sanduíche do Fritz. A feira também fez venda de refrigerantes, Chopp Usina Malte e Chopp Colina.

Missa Solene

No domingo às 19h aconteceu a Missa Solene na Igreja Matriz, também em homenagem ao aniversário de Palmeira. O prefeito Edir participou acompanhado da primeira dama Ana Paula Havrechaki. Durante a cerimônia o prefeito entrou na igreja portando a bandeira do município e realizou a primeira leitura, onde também fez um breve pronunciamento sobre o aniversário.