Correio dos Campos

Palmeira terá Feira da Lua de Aniversário neste final de semana

6 de abril de 2018 às 15:08

IMPRENSA/Palmeira – Neste final de semana o Município de Palmeira receberá mais uma Feira da Lua, o evento já se consolidou como tradição na cidade e acontece juntamente com atividades comemorativas. Desta vez a feira vem em comemoração ao aniversário de 199 anos de Palmeira, e levará a temática: Especial de Carnaval.

No sábado as atrações ficam por conta das Marchinhas de Carnaval com o Coral Municipal de Palmeira às 19h30, seguido pelos Sucessos do Samba com a Escola de Música Vivace às 20h. Já às 20h30 a população poderá apreciar Clássicos do Samba com a Orquestra Municipal de Palmeira e das 21h30 às 22h30 a Praça Marechal Floriano Peixoto recebe a Banda Pierrot de Tibagi e Escola de Samba São José de Tibagi. O evento também contará com a Presença das Rainhas do Carnaval de Tibagi.

No domingo a programação continua forte com a Batalha de Rap das 13h às 16h seguido por Didi Fiocrucci (Voz e Violão). Das 17h às 22h uma sequência de apresentações musicais vai animar a Praça da Matriz com: A onda Cósmica (Projeto de Música Instrumental), Larissa Blanco e Banda, Bigodes e Coiotes, Enigma Rock, Marcel Ferraz e Banda Mestre Miyagi.

Além das apresentações musicais e carnavalescas na Feira da Lua serão comercializadas comidas especiais, típicas do Brasil. Os participantes poderão apreciar Tapioca, Coxinha no Copo, Entrevero no Pão, Sanduíche de Barreado, Comida Chinesa, Batata no Cone e Sanduíche do Fritz. A feira também fará venderá refrigerantes, Chopp Usina Malte e Chopp Colina

Para o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Joanassi Filho, neste ano a ideia foi fazer uma feira da lua com características de micareta, “que nada mais é do que um carnaval fora de época, teremos a bateria de Tibagi, clássicos do samba e marchinha. Isso tudo sem deixar de lado a tradição da feira em comercializar comidas especiais, típicas do nosso país”, disse Joanassi.

Para a compra de produtos durante a Feira da Lua, os participantes devem adquirir as cédulas promocionais do evento no Coreto da Praça Marechal Floriano Peixoto.

Mês de aniversário já começou – As comemorações de aniversário em Palmeira acontecerão durante todo o mês de abril. Os eventos começaram na quarta-feira (4) com o lançamento oficial da Grã Orquestra do Bicentenário no Salão da Assistência Social que contou com a participação do maestro Nelson Lopes, prefeito Edir Havrechaki, secretário de Cultura Waldir Joanassi e músicos da cidade que farão parte do projeto. De acordo com Lopes, a ideia da Grã Orquestra é ampliar o trabalho musical que já é realizado com a orquestra municipal. “Queremos expandir o número de músicos e variedades de instrumentos para então aprimorarmos a qualidade da orquestra, com melhores melodias e representatividade não só no município mas em todo o Estado do Paraná”, comentou o maestro

Na última quinta-feira (5), também como parte da programação de aniversário a cidade recebeu o lançamento do livro “O Pintinho Ruivo de Raiva” do escritor palmeirense, Anderson Novello. Durante o cerimonial dezenas de pais, crianças e professores estiveram presentes acompanhando uma roda de conversa entre Anderson Novello, jornalistas, secretários municipais e o prefeito municipal. Durante a conversa o escritor respondeu perguntas sobre o processo criativo do livro, como é ser escritor no Brasil, a influência de palmeira na sua formação e influência que o seu trabalho tem na formação das crianças leitoras.

Para Novello, ser escritor no Brasil ainda é um trabalho difícil. “Meu primeiro livro lançado aqui ‘A Bruxa do Batom Borrado’ teve cerca de 3 mil cópias vendidas no país, isso é uma marco de sucesso para escritores iniciantes no Brasil. Hoje infelizmente ainda não é possível para mim viver apenas da escrita, preciso ter outras atividades para compor a minha dinâmica financeira, mas a escrita é mais do que uma fonte de lucros, é um gosto pessoal meu que quero levar para frente com novas publicações”, destacou o escritor.

O novo livro de Novello tem um diferencial em relação ao primeiro. O Pintiho Ruivo de Raiva conta com ilustrações feitas em por uma artista contratada por Anderson, o que leva uma nova experiência de leitura para as crianças. Ao final do evento Novello fez uma sessão de autógrafos para leitores, pais e crianças que adquiriram o livro em primeira mão durante o evento.

Momento cívico e desfile – Antes da Feira da Lua o dia 7 de abril que marca o aniversário da cidade terá momento cívico às 8h30 com presença de autoridades locais, seguido pelo desfile cívico militar, começando com o Corpo de Bombeiros de Palmeira e terminando com o 5º Batalhão de Suprimentos 2ª Companhia (Exército). Neste ano o desfile contara com participação especial da fanfarra revitalizada, Arthur Orlando Klass, do Colégio Dom Alberto Gonçalves e dezenas de escolas da rede municipal de ensino.