Correio dos Campos

Viva o Folclore reúne dezenas de grupos, bandas e artistas da região Sul em Palmeira

19 de março de 2018 às 15:29

Durante sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18) Palmeira se tornou a Capital Estadual do Folclore graças a realização da 2ª edição do Viva o Folclore, evento cultural que reuniu dezenas de artistas, grupos e bandas da região Sul do país. O palco para as apresentações foi montado na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente a Igreja Matriz, junto com uma diversificada feira gastronômica.

O Viva o Folclore foi realizado pelo Ministério de Cultura e pela Prefeitura de Palmeira, em parceria com Fernando Durante, que captou recursos privados através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, para custear o evento. As empresas Caminhos do Paraná, Futuragro e Rede Guapo patrocínio o Viva o Folclore, com apoio cultural da Baston Aerossóis e Princesa dos Campos.

Na noite de sexta-feira foi realizada a abertura do Viva o Folclore, com a presença do prefeito Edir Havrechaki, do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi, e de representantes das empresas apoiadoras e patrocinadoras.

Durante sua fala, Havrechaki destacou a importância de manter viva as tradições dos nossos povos formadores. “É desta maneira, resgatando nossas tradições, que seremos ainda melhores. É importante que saibamos sobre as nossas raízes e origens para possamos traçar o nosso futuro. Através deste evento resgatamos um pedaço da história das etnias que colonizaram nossa cidade e colaboraram para que chegássemos ao ponto de desenvolvimento que nos encontramos. Temos que deixar toda essa história viva nas nossas memórias e para as gerações futuras”, disse o prefeito.

Quem realizou o encerramento do primeiro dia do Viva o Folclore foi o grupo Calamengau, que através de seus quatro integrantes apresentou o folclore nordestino através da música.

No sábado as apresentações foram iniciadas pela Orquestra Sinfônica de Palmeira. Na sequência o grupo Senhores da Música apresentou o folclore brasileiro e o grupo Canto e Acordeona levou ao público o folclore gaúcho. Ainda durante a tarde subiu ao palco o grupo folclórico italiano Anima Dantis e o CTG Quero-Quero. A noite contou com as apresentações do grupo folclórico ucraniano Barvinok, do grupo folclórico holandês de Castrolanda e do AfroSambas, de folclore afro.

No domingo foram realizadas apresentações de música brasileira, com integrantes de Orquestra Sinfônica de Palmeira, música folclórica brasileira, com Clóvis e Simone, folclore argentino, com Los Tangueteros, Anna Martinelli & Jorge Aquino, folclore polonês, com o grupo Mazury, dança germânica, com Jäger Volkstanzgruppe, e folclore ucraniano, com o grupo Poltava.

Para Joanassi “a festa permitiu que o público realizasse um passeio pelo Brasil e conhecesse as diversas culturas, as diversas musicalidades e a gama e pluralidade cultural que forma o nosso país, que forma o nosso estado, que forma a nossa cidade e que forma o nosso povo”, destacou o secretário.

Durante destacou a variedade de grupos que subiram ao palco para apresentar seus trabalhos. “Através do Viva o Folclore abrimos perspectivas para que mais pessoas tenham acesso para assistir apresentações culturais das mais variadas etnias. Foram 16 grupos que demonstraram o panorama étnico do Paraná”, relatou.