Correio dos Campos

Duas ESFs de Palmeira sobem de nível e recebem Selo Prata

28 de fevereiro de 2018 às 11:32

IMPRENSA/Palmeira – Na terça-feira (27) o prefeito, Edir Havrechaki, a secretária de Saúde, Fabiani Bach e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde estiveram em Ponta Grossa para solenidade de certificação organizada pela 3ª Regional de Saúde. No evento, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Rocio 1 e da Vila Rosa receberam o Selo Prata de Qualidade em APS. O selo é entregue para unidades que cumpriram as metas de qualificação em atenção primária de saúde.

Os selos foram recebidos com muito entusiasmo pelos funcionários que trabalham nas unidades. A certificação é uma maneira de valorizar e incentivar as equipes de ESFs a buscarem sempre a qualificação. Bach disse ter certeza de que com essas certificações a cidade vai observar uma melhora ainda maior no atendimento. “As unidades de saúde não são só feitas de equipamentos e prédios bonitos, precisamos de um atendimento qualificado, é isso que a população busca”, destacou a gestora.

Os selos foram entregues pelo superintendente estadual de atenção à saúde, Juliano Gevaerd, e pela diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Tramontim Mainardes. De acordo com a diretora, as unidades são merecedoras desta certificação “pois não mediram esforços até chegar à certificação. Atendimento e segurança no trabalho são pilares muito importantes para o sistema de saúde”, disse Mainardes.

Além de Palmeira, os municípios de Castro e Jaguariaíva também receberam selos. Selos prata e bronze foram entregues para as unidades de saúde dos municípios presentes. O prefeito Edir Havrechaki acredita que a conquista dos selos é uma forma de competição saudável. “Desta forma todos os municípios participantes se esforçam para entregar um atendimento em saúde mais completo para a população. Espero que com isso nós sirvamos de exemplo para os demais municípios, são esses funcionários que colocam a mão na massa para atender essas pessoas diariamente e enfrentam desafios diários que garantiram esta certificação”, comentou Havrechaki.

Certificação

A certificação é fruto do projeto de tutoria que faz parte do programa estadual ApSus. A etapa final do processo é a entrega dos selos. A tutoria consiste no amplo processo educação permanente dos profissionais de saúde e tem como objetivo principal a melhoria do atendimento na rede pública. Em dezembro de 2016 as ESFs Vila Rosa, Santa Rosa, Rocio 1, Colônia Francesa e Vilinha receberam o selo bronze de segurança ao paciente.