Correio dos Campos

Palmeira avança de nível em categorização no Mapa do Turismo Brasileiro

19 de fevereiro de 2018 às 15:54

IMPRENSA/Palmeira – O Ministério do Turismo atualizou na última semana a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Palmeira apresentou evolução e passou do nível D para o C. Esta categorização considera o número de empreendimentos e empregos formais no setor de hospedagem e no fluxo de visitantes.

Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo no município e serve também como balizador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais.

Realizada à partir de quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. A atualização do instrumento revelou um crescimento da atuação do turismo em 358 municípios brasileiros, entre os quais está Palmeira.

De acordo com Waldir Joanassi Filho, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, a evolução do turismo em Palmeira é fruto dos investimentos e ações que atraem o turista até o município. “Buscamos criar mercado com o turismo de eventos direcionados a públicos diferente o ano todo. Só na Colônia Witmarsum, por exemplo são quatro eventos típicos alemães que acontecem durante o ano”, destacou.

Joanassi também reforçou que “na cidade é investido em folclore e em feiras temáticas, além de um trabalho intenso junto aos restaurantes para fortalecer ações na gastronomia. Hoje o visitante pode comer o pão no bafo, nosso patrimônio imaterial, em qualquer dia da semana. Basta consultar o site da Prefeitura e ver qual restaurante estará servindo no dia que realizar a visita. Palmeira é uma cidade charmosa e acolhedora por si só e essas ações vem a somar no aumento da visitação e também na criação de postos de trabalho ligados ao turismo e novos empreendimentos”, disse o secretário.

Palmeira registrou alta 15% no número de empreendimentos turísticos, de acordo com dados do IPARDES, que tem a RAIS como base, e comparou os anos de 2012 a 2016. O município também apresentou elevação de 9% no número de empregos no setor.

Campos Gerais – Dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) mostram que de 2012 a 2016, a região do Campos Gerais teve um incremento de 23% no número de empreendimentos turísticos, chegando a 1.068 empresas em 2016, as quais empregam em média 7,2 pessoas, totalizando 7.659 trabalhadores formais no setor. Palmeira e Jaguariaíva foram os dois municípios da região que subiram na categorização do turismo

Estes dados caracterizam um aumento de 40% em empregos no período. Somente as atividades de alojamento – características por atenderem exclusivamente turistas – apresentaram um aumento de 28%, passando de 98 para 125 empreendimentos formais nos quatro anos analisados.

Já o rendimento dos trabalhadores do setor também teve alta considerável – 48% -atingindo a média de R$ 1.587,12 no ano de 2016. Os reajustes nas remunerações praticadas nos meios de hospedagem e alimentação puxaram este índice para cima, sendo 63% e 57%, respectivamente.

Conforme Karen Kobilarz, gerente da ADETUR Campos Gerais, estes resultados evidenciam o êxito das ações integradas que vêm sendo conduzidas pela Adeur Campos Gerais e por parceiros como SEBRAE, Paraná Turismo, UEPG e Convention & Visitors Bureau, com destaque para o Salão de Turismo dos Campos Gerais, Coleção Campos Gerais, Selo de Qualidade no Turismo, participação em eventos promocionais, além do engajamento e vontade da iniciativa privada e do setor público.

Ainda segundo Karen, pode-se afirmar que Palmeira e Jaguariaíva subiram na categorização do turismo, devido, principalmente ao fato de a gestão municipal adotar estratégias para o fortalecimento do setor. “Isto demonstra que atuar de forma integrada e regionalizada, bem como investir no turismo, traz retorno ao município”, afirma. Ela ainda ressalta que nos dois casos houve continuidade nos governos municipais, os quais tiveram seus prefeitos reeleitos.

Categorização dos municípios da região turística Campos Gerais:

Categoria B – Ponta Grossa

Categoria C – Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Telêmaco Borba e Tibagi

Categoria D – Arapoti, Carambeí, Piraí do Sul e Sengés

Categoria E – Ipiranga