Correio dos Campos

Quero-Quero passa a ter unidade satélite de atendimento em saúde

2 de fevereiro de 2018 às 14:17

IMPRENSA/Palmeira – Na quinta-feira (1º) gestores da Secretaria de Saúde estiveram reunidos com moradores da localidade de Quero-Quero para apresentar mudanças no atendimento em saúde da comunidade. A partir da segunda quinzena de fevereiro a Unidade de Saúde que funciona na comunidade passará a ser uma unidade satélite, ou seja, terá atendimento médico duas vezes por semana e funcionará em menos dias da semana.

Com a mudança os moradores da comunidade passarão a ter seu atendimento principal realizado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Dr. Jorge Amim Bacila localizada no Parque dos Papirus que fica a aproximadamente 15 minutos de carro.

De acordo com a secretária de saúde, Fabiani Bach, a reunião com a comunidade foi muito positiva. “Os moradores nos receberam muito bem e compreenderam a mudança. Tivemos que optar por essa modificação porque a comunidade Quero-Quero faz parte do raio de atendimento de Witmarsum e para os moradores isso é inviável devido ao pedágio e à distância”, comentou.

A baixa densidade populacional da comunidade também é um fator implicante na mudança para uma unidade satélite. “Desta forma estaremos dentro da lei que exige um número mínimo de pessoas para cada unidade de saúde e mesmo assim não deixaremos de prestar o atendimento em saúde para a comunidade”, destacou a secretária.

Vieiras – Também na quinta-feira os gestores se reuniram com a comunidade de Vieiras, que receberá uma nova ESF categoria 01 a ser construída no mesmo terreno onde funciona a atual unidade. “Precisaremos demolir a unidade atual para possibilitar a construção da nova, com isso realizamos a reunião para que a população local indicasse possíveis imóveis para o funcionamento provisório da unidade enquanto as obras estiverem em andamento”, explica Bach.

A secretaria já possui uma lista de cinco possíveis locais para funcionamento e destacará uma equipe da Vigilância em Saúde para averiguar se os locais estão aptos para funcionar como UBS provisória.