Correio dos Campos

Prazo para emissão da Nota Fiscal de Produtor Rural em formato eletrônico é adiado

8 de janeiro de 2018 às 15:00
(Foto – Divulgação)

IMPRENSA/Palmeira – Foi adiada para o dia 1º de janeiro de 2019 a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Produtor Rural em formato eletrônico (NPF-e). O prazo inicial para a adequação à NPF-e era dia 1º de janeiro de 2018 para as operações de venda para outros Estados, enquanto as vendas poderiam continuar sendo feitas com a emissão das notas tradicionais de papel dentro do mesmo Estado.

A alteração da data foi decidida durante a reunião Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada no dia 15 de dezembro e publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de dezembro, após a constatação de que algumas questões técnicas impediam a emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

Diante desta informação, a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) entrou em contato com as secretarias estaduais da Fazenda (Sefa) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seab), solicitando o adiamento do prazo para obrigatoriedade da emissão do documento eletrônico.

Para poder realizar a emissão da NFP-e os produtores rurais, obrigatoriamente, precisam fazer o cadastro de usuário no portal da Receita/PR (www.fazenda.pr.gov.br). O acesso se dá em ambiente seguro e mediante utilização de chave e senha.