Correio dos Campos

Emater de Palmeira recebe novo veículo para assistência técnica

7 de dezembro de 2017 às 15:51

IMPRENSA/Palmeira – O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Palmeira recebeu um novo veículo na última quarta-feira (6), em evento comemorativo ao Dia Nacional do Extensionista Rural. A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O evento contou com a participação do secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Eliezer Borcoski, dos técnicos da Emater de Palmeira, Valter José Ramos e Elmar Maidl, do governador Beto Richa, do secretário de Estado de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, além de representantes do Governo Federal e de várias unidades da Emater no Estado.

Além do veículo de Palmeira, outros 138 carros foram entregues à Emater. Os automóveis vão substituir parte da antiga frota, composta por mil veículos, usada para o atendimento aos pequenos agricultores. Foram investidos R$ 5 milhões na compra dos automóveis, com recursos dos governos estadual e federal.

Para Ramos, o automóvel vai colaborar significativamente com o trabalho da Emater no município. “Estávamos com veículos velhos, que já estavam dando problema com manutenção. Com o novo carro, teremos vantagens em relação a economia com combustível e manutenção, além de mais conforto e uma durabilidade maior”, relatou.

Ortigara afirmou que o carro é o principal instrumento de trabalho dos extensionistas que prestam assistência diretamente nas propriedades rurais. “Temos uma gama extensa de profissionais na Emater que estão presentes em todos os municípios do Paraná, cooperando com o desenvolvimento rural a na absorção de tecnologias na agricultura”, ressaltou.

Borcoski ressaltou a importância da parceria firmada entre a Prefeitura de Palmeira e a Emater para desenvolver atividades no município voltadas ao produtor rural. “A Emater, através de seus extensionistas, é a responsável por levar ao agricultor novas técnicas, programas e projetos, colaborando para que ele desenvolva e melhore a sua produção e sua condição de vida social e econômica. A agricultura é essencial na formação da nossa economia e por isso o trabalho da Emater é tão importante para nós”, destacou o secretário municipal.

Município – A Emater de Palmeira conta com oito profissionais, sendo três técnicos agrícolas, uma zootecnista e quatro administrativos. Eles contribuem com a economia local por meio do aumento da produção e da geração de renda; melhoram a segurança alimentar, tanto na quantidade como na qualidade dos alimentos; e ampliam a inclusão produtiva e social dos trabalhadores do campo.

Os agricultores têm acesso a programas dos governos estadual e federal, entre eles o Mais Alimentos, Trator Solidário, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Crédito Fundiário, Habitação Rural e aos programas de compra direta de alimentos da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“São iniciativas que levam recursos para o produtor poder investir, melhoram a condição de vida das famílias atendidas e criam novas oportunidades de negócios”, disse o diretor-presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann.