Correio dos Campos

Usuários de programas sociais devem retirar kits gratuitos de TV digital pela internet

30 de novembro de 2017 às 12:34

IMPRENSA/Palmeira – No dia 31 de janeiro de 2018 o sinal analógico de TV será desligado em Palmeira. O prazo foi estabelecido no cronograma de desligamento definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e a partir desta data apenas os aparelhos com conversor, seja interno ou externo, irão receber o sinal das emissoras de TV.

Assim que o sinal analógico for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela do aparelho de TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida apenas pelo sinal digital.

Para que todos tenham acesso ao novo modelo de transmissão, o Governo Federal distribui kits gratuitos com antena e conversor. O benefício é destinado apenas aos usuários de programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e muitos outros.

Os moradores de Palmeira que tem interesse em receber o kit, devem realizar seus pedidos pelo site www.sejadigital.com.br, para assim agendar a retirada do kit pelos Correios. Muitas pessoas ainda procuram a Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Palmeira para retirar o kit, porém os agendamentos são feitos exclusivamente pela internet.

Como agendar – Para iniciar o processo de agendamento de retirada do kit, você deve acessar o site www.sejadigital.com.br e acessar ‘Agendar já a retirada do seu kit gratuito’. Na tela que surgir, informe seu NIS ou CPF e clique no botão ‘buscar’. Se o seu nome estiver na lista, você já poderá fazer o agendamento na hora. É obrigatório informar um número de celular para que receba o código de confirmação.

Caso o nome não estiver na lista, preencha o formulário com dados de contato para que possa receber em primeira mão a informação sobre a abertura do agendamento ou a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

Compatibilidade – Os aparelhos mais recentes, possivelmente tem conversor embutido. Você deve conferir através do menu de sua TV, através do manual ou conferir com o fabricante.

TVS de LED, LCD ou Plasma com o selo DTV, independente do ano de fabricação, são digitais. TVs de LED, LCD ou Plasma sem o selo DTV, fabricadas em 2010 ou antes, provavelmente não são digitais, enquanto as fabricadas depois de 2010 provavelmente são compatíveis com o sinal. Já as TVs de tubo, independente do ano de fabricação, não são digitais.

Procure sempre pelo selo DTV. Se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital, restando apenas conferir a antena.

TV digital – A televisão brasileira está passando por uma grande evolução e todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

A expansão do 4G em 700 MHz vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.sejadigital.com.br ou gratuitamente pelo telefone 147.