Correio dos Campos

Cerca de 200 mulheres participam de encerramento da campanha Outubro Rosa em Palmeira

1 de novembro de 2017 às 11:10

Cerca de 200 mulheres participaram da Tarde Rosa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, na de terça-feira (31), no Salão Paroquial. O evento encerrou as atividades da campanha Outubro Rosa em Palmeira, que visou estimular a participação da população feminina no controle do câncer de mama.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Edir Havrechaki e da secretária municipal de Saúde, Fabiani Bach Czelusniak. A banda Apaegode, da APAE de Palmeira, apresentou duas músicas aos presentes antes do início da palestra de Tânia Mary Gomez, presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) e vice-presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Durante sua apresentação, Gomez contou um pouco de sua trajetória, de quando foi diagnosticada com câncer da mama, em fevereiro de 2001, sobre a cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia, e sobre como decidiu se emprenhar na causa, principalmente com a fundação do Humsol, em 2009, cujo objetivo é disseminar informações a respeito do câncer, alertar sobre a importância dos exames preventivos e dar apoio a pacientes em tratamento.

A palestrante também apresentou o “Chaveiro da Vida”, que é um formado por três pedras cor-de-rosa e um coração. “Sempre que as pessoas olharem para esse objeto, que estará no cotidiano, vão lembrar de realizar os exames”, comentou.

De acordo com a secretária de Saúde, as metas da campanha foram alcançadas, atingindo grande parte da população feminina. “Tivemos eventos em localidades do interior, atividades como o Dia Rosa, no qual reunimos centenas de mulheres, as quais receberam orientações diversas sobre a saúde da mulher, coleta de preventivos e exame clínico de mamas”, disse.

Já Havrechaki destacou a importância do Outubro Rosa e que, na sequência, começa a campanha do Novembro Azul. “A secretaria de Saúde atuou muito bem nessa causa, promovendo espaços de discussão sobre o câncer de mama e sobre a importância das coletas de preventivos. Agora, no mês de novembro, é a vez dos homens cuidarem de sua saúde e participarem do Novembro Azul, campanha com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, finalizou.

Atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde busca ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Este controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno.

Vale ressaltar que a coleta de preventivo é realizada durante o ano todo. Para ter acesso, basta ir até uma Unidade de Saúde para agendar, ou entrar em contato com uma Agente Comunitária de Saúde. As Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.