Correio dos Campos

Mais de 100 mulheres participam do Dia Rosa promovido pela Secretaria de Saúde

23 de outubro de 2017 às 15:55

Mais de 100 mulheres participaram do Dia Rosa, realizado na manhã e na tarde do último sábado (21), promovido pela Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria Municipal de Saúde. O evento foi em alusão ao Outubro Rosa, campanha criada em prol da mulher para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Quem compareceu na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Central participou de diversas ações, como coleta de preventivo, realização de exames preventivos da mama, encaminhamento para mamografia em casos que foram necessários, maquiagem, corte de cabelo, vacinação, massagem relaxante e outras atividades, além de as presentes receberem orientações quanto ao câncer de mama.

De acordo com a Chefe de Atenção Integral à Saúde, Valquiria Maier, as atividades foram bem aproveitadas pelas mulheres participantes. “O evento teve uma aceitação ótima, pois as participantes relataram que adoraram as ações. Algumas até falaram que ficaram realizadas com o cuidado que receberam e que tiveram um ‘Dia de Princesa”, disse.

A secretaria de Saúde de Palmeira, Fabiani Bach Czelusniak, aprovou a participação das mulheres no evento. “Ficamos satisfeitos com a adesão de mais de 100 mulheres no evento do Dia Rosa! Mesmo com chuva elas demonstraram o interesse pela sua saúde e puderam realizar consultas e procedimentos de saúde, bem como ações de educação e beleza”, relatou.

Calendário – A programação do Outubro Rosa está em sua semana final. Na quarta-feira (25) estão programadas palestras e coleta de preventivos em Vieiras. A última Tarde Rosa da programação será realizada no Pinheiral, com roda de conversa e coleta de exame preventivo.

O encerramento do Outubro Rosa em Palmeira acontece no dia 31, com evento no Salão Paroquial, destinado às servidoras do Município e toda a população. A programação do dia contará com palestras e explanações destinadas a difundir a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce do câncer de mama, discutir o intuito da campanha.

Ainda durante o período da campanha acontecem coletas de preventivos no horário de almoço, das 11h30 às 13 horas, exceto na terças-feiras, na ESF do Papiros, sem necessidade de agendamento prévio.