Correio dos Campos

Presidente da Cooperativa Witmarsum recepciona embaixador da Alemanha

Foi a primeira vez que um embaixador da Alemanha visitou a Colônia Witmarsum, fundada em 1951 por imigrantes alemães de religião Menonita
12 de outubro de 2017 às 23:09
Embaixador Georg Witschell, presidente da Cooperativa Witmarsum, Artur Sawatzky, e cônsul-geral adjunto, Jens Gust.

O embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Georg Witschell, visitou a Colônia Witmarsum, na segunda-feira (9). Ele estava acompanhado do cônsul-geral adjunto, Jens Gust. A recepção aconteceu na Cooperativa Witmarsum pelo presidente da empresa, Artur Sawatzky. Esta foi a primeira vez que um embaixador da Alemanha visitou a Colônia, no município de Palmeira, que recebeu imigrantes alemães da religião Menonita em 1951. Foram eles que iniciaram o processo de desenvolvimento social e econômico que hoje é traduzido pela Cooperativa.

Após as boas vindas e uma conversa sobre as atividades desenvolvidas pela Cooperativa Witmarsum, o embaixador visitou também o Museu Histórico. No local, inúmeras peças e documentos contam a saga dos pioneiros, revelando características de uma vida dedicada ao trabalho, à religião e à família. “O embaixador demonstrou particular interesse pela história dos primeiros imigrantes que chegaram a Witmarsum e deram o impulso para transformar a Colônia no que ela é hoje”, contou o presidente da Cooperativa.

Na sequência da visita, o embaixador esteve no Colégio Fritz Kliewer, estabelecimento de ensino que oferta desde a educação infantil até o ensino médio. Estudantes têm ali aulas de língua alemã, cujo ensino é proporcionado em cooperação com o governo da Alemanha. O embaixador ouviu explanações feitas por uma pedagoga e por estudantes, em alemão, atestando a qualidade da educação oferecida a moradores da Colônia e de localidades próximas.

Queijos finos

Antes do encerramento da visita a Witmarsum, o presidente da Cooperativa entregou ao embaixador da Alemanha e ao cônsul-geral adjunto uma bolsa térmica contendo variedades da linha de Queijos Finos Witmarsum. O presente aos visitantes foi justificado por Sawatzky. ao dizer que “os queijos são produzidos pela Cooperativa já há 15 anos, tempo no qual ganharam mercado em todo o território brasileiro, conquistando consumidores pela sua formulação e paladar, graças à matéria-prima utilizada, que é o leite de alta qualidade produzido por nossos cooperados”, destacou ele.