Correio dos Campos

Vigilância realiza ação contra o Benzeno em postos de combustível de Palmeira

6 de outubro de 2017 às 12:12

Nesta primeira semana de outubro a secretaria de saúde por meio da equipe da vigilância sanitária realizou ação de prevenção e fiscalização nos nove postos de gasolinas instalados no município de Palmeira. Ao todo foram mais de 100 frentistas que receberam as informações.

A ação faz parte de uma operação estadual, onde o dia 05 de Outubro é considerado o dia nacional de Luta contra a Exposição ao Benzeno. As equipes de fiscalização e conscientização buscam diminuir os índices de contaminação pelo benzeno, um componente químico volátil – fácil evaporação – presente na gasolina, que causa danos graves a saúde a longa exposição e altamente cancerígeno.

Segundo a equipe da vigilância sanitária, a operação informou os trabalhadores sobre os riscos que sofrem descumprindo a lei estadual 18.619/15, a qual proíbe o enchimento do tanque após o travamento automático. Como explica o técnico da vigilância, Luiz Eduardo Wonsttret, o consumidor precisa se conscientizar sobre os riscos que corre juntamente com o trabalhador. “Os consumidores tem péssimo habito de pedir para abastecer o tanque do carro até o limite máximo. E não sabem que para isso o trabalhador descumpre lei e se coloca em risco pela necessidade de aproximar-se da abertura do tanque. As bombas de combustível possuem uma trava automática justamente para evitar a exposição ao benzeno”, explica ele.

Portanto, a equipe alerta que o trabalhador realiza seu trabalho dentro da lei e deve recusar o pedido do consumidor em violar o abastecimento automático. Assim como o consumidor precisa respeitar e manter o seguimento da lei.