Correio dos Campos

Parque dos Papiros e Jardim Christine recebem novas Estratégias de Saúde da Família

2 de outubro de 2017 às 11:39

Na última sexta-feira (29) a população de Palmeira recebeu mais dois reforços para atendimento na área da saúde. O Parque dos Papiros e o Jardim Christine receberam novas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), permitindo que ambas saíssem de imóveis alugados e que não permitiam que fosse prestado o atendimento merecido pela população devido a limitações estruturais, para prédios novos, projetados especialmente para receber as ESFs.

As solenidades de inaugurações aconteceram no período da manhã e da tarde e contaram com a presença do prefeito Edir Havrechaki, do vice-prefeito Marcos Levandoski, da secretária de Saúde, Fabiani Bach, do presidente da Câmara de Vereadores, Anselmo Osório Heimbecher, do deputado estadual Paulo Litro, dos deputados federais Toninho Wandscheer e Hidekazu Takayama, a diretora da 3ª Regional de Saúde, Scheila Mainardes, vereadores, secretários municipais e população em geral.

No período da manhã a inauguração foi realizada na unidade do Parque dos Papiros, denominada Dr. Jorge Amim Bacila, homenageando o médico que trabalhou em Palmeira durante décadas e prestou relevantes serviços à saúde dos palmeirenses.

A ESF recebeu investimento de R$ 639 mil através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, e conta com três consultórios médicos, consultório odontológico, sala de coleta, sala de vacina, sala de curativos, sala de esterilização e farmácia, além de amplo espaço físico bem organizado.

Litro destacou que o novo local vai permitir que a população seja melhor atendida e que os profissionais tenham condições de realizar seu trabalho. “A saúde é a área mais importante de uma administração, pois melhora a qualidade de vida da população. Com certeza os palmeirenses ganham muito em receber estas novas unidades”, disse o deputado.

Wandscheer falou sobre o recurso bem administrado que foi aplicado para as obras em uma área tão importante como a saúde. “Vemos tantos municípios com má gestão e que desperdiçam dinheiro público, e que deveriam seguir o exemplo de Palmeira”, relatou o deputado, que teve a fala complementada por Havrechaki. “Tenho orgulho de dizer que nessa Administração o município não perdeu um centavo se quer de verbas que foram enviadas para nós”, disse o prefeito.

Heimbecher revelou estar feliz com as transformações positivas que o município passa e aproveitou a oportunidade para lembrar de um momento em que foi atendido pelo Dr. Jorge Amim Bacila, o qual disse ser um “privilégio ter sido afagado por mãos tão talentosas”, falou o vereador.

No período da tarde a solenidade de inauguração foi realizada na ESF do Jardim Christine, na qual foram investidos R$ 643 mil, através do Governo do Estado. A unidade é equipada com três consultórios médicos, consultório odontológico, sala de coleta, sala de vacina, sala de curativos, sala de esterilização e farmácia.

Maindardes afirmou que a nova unidade vai melhorar ainda mais a saúde em Palmeira. “O município realiza um trabalho excelente na atenção primária e está fortalecendo ainda mais com a nova ESF. Os indicadores da saúde em Palmeira estão em constante evolução nos últimos anos e deverão continuar assim devidos aos investimentos que a área recebe”, abordou a diretora.

O deputado Takayama falou sobre o legado que está sendo deixado em Palmeira com as novas obras. “Não basta dar o prédio, tem que dar continuidade aos serviços também. Vemos que a administração municipal tem uma preocupação em sempre melhorar. A ESF saiu de um prédio alugado, com estrutura imitada, para este que é novo, próprio e adequado. Palmeira nunca esquecerá dos bens que a atual gestão trouxe para o município”, disse.

Evolução

A secretária municipal de Saúde destacou que Palmeira busca melhorar cada vez mais a atenção primária. “Queremos a promoção da saúde no município, queremos que as pessoas frequentem as unidades de saúde não apenas quando estão doentes, mas também para buscar a prevenção. Queremos que as novas ESFs sejam locais agradáveis, nos quais pessoas gostem de ir quando precisarem”, disse Bach.

Levandoski revelou que a Saúde realiza mais de 30 mil atendimentos por mês em Palmeira. “Parece um número equivocado, pois a cidade tem 34 mil habitantes, mas não é. Tem pessoas que passam por vários profissionais no mesmo mês, recebem vários atendimentos. Esse número mostra a quão trabalhosa é a área da Saúde no município e que estamos no caminho certo, que precisamos e estamos construindo e reformando unidades, melhorando os espaços, investindo cada vez mais nessa área e promovendo saúde de qualidade”, falou o vice-prefeito.

Havrechaki relatou que há cinco anos, apenas 32% do município contava com cobertura da Saúde, através de cinco unidades. Atualmente, com 14 unidades, a área de cobertura atinge 100% dos munícipes. “Não tem alegria maior do que inaugurar obras tão importantes na área de saúde e da educação. Queremos marcar a vida das pessoas nessa Administração e, ao atingir cobertura de 100% dos munícipes, vejo que estamos no caminho certo. Temos que fazer o investimento necessário para levar saúde de qualidade a todos”, finalizou o prefeito.

Apresentações

Alunos da APAE de Palmeira realizaram apresentações artísticas durante as inaugurações. Na unidade do Papiros, o grupo de dança do estabelecimento de ensino apresentou coreografia voltada aos anos 60. Já na unidade do Jardim Christine, mais de 10 integrantes do grupo ‘APAEgode’ realizaram apresentação musical.