Correio dos Campos

Em parceria com prefeitura, Senai abre vagas para três cursos gratuitos

29 de agosto de 2017 às 12:00

Um dos objetivos da Prefeitura Municipal de Palmeira através da Secretaria de Indústria e Comércio é disponibilizar mão de obra local qualificada para atender as demandas geradas em Palmeira, especialmente porque alguns setores da indústria e serviços apresentam sinais de melhora e o setor empresarial segue aquecido com projetos como: energia fotovoltaica (Conerge), o Centro Empresarial Campos Gerais na região de Witmarsum e o Aeroparque Aldeia da Serra.

Com essa tendência sinalizada pelas empresas locais e também com base em dados gerados pela Agência de Empregos de Palmeira, a Secretaria de Indústria e Comércio trabalha com o Senai-PR para viabilizar forte processo de capacitação técnica em mão de obra na cidade.

A primeira disponibilidade é para curso de Auxiliar Administrativo (160 horas) pelo Programa “O Caminho da Profissão”, viabilizado pela empresa Huhtamaki. São cinquenta vagas para Palmeira, sendo 25 vagas utilizadas por colaboradores da empresa e outras 25 direcionadas à comunidade palmeirense, para intermediação via Prefeitura Municipal. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas na unidade do Senai em Palmeira até dia 6 de setembro às 12 horas. Para estas vagas, será aplicado teste seletivo no dia 6 de setembro às 14 horas, onde os 25 primeiros colocados ocuparão as vagas, sem nenhum custo pelo curso. Como requisitos, precisa ter mínimo de 15 anos e estar cursando 6ª série, ou 7º ano. As aulas iniciarão no dia 12 de setembro.

Há também disponibilidade para os cursos de Soldador MAG (40 horas) e Soldador TIG (40 horas), viabilizados pela Prefeitura Municipal de Palmeira em parceria com o Senai. São 15 vagas para cada curso. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas no Senai até o dia 13 de setembro às 12 horas. Para estas vagas também será aplicado teste seletivo no dia 13, onde os primeiros 15 colocados em cada teste ocuparão as vagas, sem nenhum custo pelo curso. Como requisitos, precisa ter mínimo de 18 anos e ter ensino fundamental completo. As aulas iniciarão no dia 18 de setembro, sendo das 19h às 23h para soldador MAG e das 13h às 17h (Soldador TIG).

O diretor de Indústria e Comércio, Eloir Voichicoski, afirma que já estão acordados outros dois cursos relacionados à Costura Industrial (40 vagas), os quais deverão ter início em dezembro deste ano. “Essa é outra demanda de capacitação de mão de obra que temos para Palmeira. Vamos focar para atender essa necessidade”, comentou.

Outro projeto que está em pauta é o “Capacitar para o Futuro” (90 vagas). Trata-se de projeto em parceria entre as Secretarias de Indústria e Comércio e de Assistência Social, através da deliberação 081/2016, onde o Município de Palmeira está contemplado. O projeto já foi apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e protocolado na Regional do Estado e aguarda a disponibilidade do valor para os trâmites administrativos. São previstos quatro cursos visando atender adolescentes em vulnerabilidade, atendidos em programas sociais, sendo: Torneiro Mecânico, Inspetor da Qualidade, Almoxarife e Auxiliar Administrativo.

Somando todos os cursos, são 95 vagas já confirmadas para este segundo semestre e outras 90 vagas do projeto Capacitar para o Futuro. “Acreditamos que este trabalho vai contribuir na melhor qualificação da mão de obra local, atendendo de forma mais ampla a demanda para preenchimento de vagas de empregos, sendo novas vagas ou reposição”, finaliza Voichicoski.