Correio dos Campos

Audiência Pública sobre Escarpa Devoniana acontece nesta quinta-feira

23 de agosto de 2017 às 18:25

O salão de reuniões da Secretaria de Educação dará espaço para a Audiência Pública que tratará sobre o Projeto de Lei (PL) 257/2016 que pretende reduzir os limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana. O evento está marcado para às 19h, de quinta-feira (24).

Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura, com apoio da Secretaria Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas a audiência foi pensada para promover o debate acerca de um assunto de interesse público.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Przybysewski, praticamente não houve debate com a sociedade acerca do projeto. “Embora tenha tido uma audiência pública em Ponta Grossa, nós percebemos que ela não foi eficiente. Os municípios e seus munícipes devem debater plenamente sobre impacto ambiental e impacto econômico de uma redução como esta”, destacou o secretário.

Przybysewski comentou ainda que toda a população está convidada para o debate que ajudará o município de Palmeira a construir um posicionamento de apoio ou não ao PL 257/2016. “A opinião da população é muito importante e bastante válida em audiências como esta”, disse.

Membros da associação de moradores da Colônia Witmarsum e Cooperativa Witmarsum foram convidados para o debate, uma vez que a área da escarpa contempla a localidade, os organizadores também distribuíram convites para autoridades municipais e deputados que mostraram interesse em debater sobre a temática.

Em julho deste ano Palmeira foi um dos poucos municípios que integram a APA a participarem de audiência da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais (CEMA), que discutiu sobre do PL 257/2016. Foi nesta audiência promovida pelo deputado Rasca Rodrigues onde surgiram as demandas municipais para discussão sobre o tema.