Correio dos Campos

Sistema para controle de criações para ovinos e caprinos é apresentado à Secretaria de Agricultura e Pecuária

17 de agosto de 2017 às 17:03

A zootecnista Juliana Ferreira Borges e o analista de sistemas Atila de Freitas Júnior apresentaram um sistema digital para o controle de criação para ovinos e caprinos na manhã desta quinta-feira (17), ao secretário de Agricultura e Pecuária, Eliezer Borcoski. O programa, que pode ser executado tanto pelo computador, quanto por tablets e celulares, foi projetado ao longo de dois anos pelos profissionais.

O Sistema Ovinos conta com inteligência artificial e utiliza conceitos modernos de programação. De acordo com Freitas Júnior, o programa é de fácil utilização, interface simplificada e pode ser usado mesmo com a inserção de poucas informações. “É claro que quanto mais informações sobre o animal o programa receber, mais ricos serão os detalhes fornecidos ao proprietário”, disse.

Segundo Borges, o Sistema permite um acompanhamento completo da criação. “O programa pode auxiliar no controle da natalidade e mortalidade, árvore genealógica do animal, alimentação, peso, dieta seguida individualmente, detalhes do abate, rastreabilidade de origem da carne, rendimento de carcaça, além de poder colaborar em futuras pesquisas de aprimoramento genético, por exemplo”, relatou.

Borcoski ressaltou que o programa não visa fiscalizar o produtor, mas sim auxiliar na criação do animal. “Vemos o Sistema Ovinos como algo que vai ajudar o produtor em todos os momentos. Atualmente é interessante que o produtor tenha acesso a dados estatísticos e zootécnicos do seu rebanho para sempre melhorar a qualidade de seus animais”, comentou.

Ainda de acordo com Borcoski, a Secretaria pretende realizar uma nova apresentação do Sistema Ovinos, mas desta vez para os produtores do município. A data ainda não foi definida, mas a intenção é realizar o evento no mês de setembro. A página do sistema pode ser acessada em www.sistemaovinos.com.br.