Correio dos Campos

Representantes de Palmeira participam da Conferência Estadual das Cidades

10 de agosto de 2017 às 09:56

Na próxima semana, nos dias 16, 17 e 18, acontece a 6ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu, com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. A comitiva de Palmeira será formada por 10 pessoas, com representantes governamentais, da sociedade civil e do legislativo municipal.

Os representantes escolhidos durante a 6ª Conferência das Cidades – Etapa Municipal foram Aldemar Viante, Maurício Daros e Vanda Valéria Ponijaleski (governo), Murilo Orlando Malucelli Klas (entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa), Daniele Aparecida Bach (movimentos sociais), Ivan Ribamar Zarpellon (entidades de trabalhadores) e Anselmo Heimbecher Osório (Legislativo Municipal). Também participam do evento o prefeito Edir Havrechaki, o vice-prefeito Marcos Levandoski, e o secretário municipal de Urbanismo, Fabiano Bishop Cassanta.

Na noite do primeiro dia a abertura oficial do evento contará com as presenças do governador do Paraná, Beto Richa; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano; de representantes do Poder Judiciário e Ministério Público; do presidente do ConCidades/PR e secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Massa Ratinho Junior; do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; do representante do Conselho Nacional; do Ministério das Cidades e dos diversos segmentos e demais autoridades. Na sequência acontece palestra magna com o arquiteto Orlando Pinto Ribeiro.

No dia 17 acontece a leitura e aprovação do Regulamento da 6a Conferência Estadual e realização das Abordagens Orientativas e Motivacionais para os Grupos Temáticos, em número de três. Após o registro do trabalho nos Grupos Temáticos e Análise das Propostas e Entrega para a Coordenação Executiva, haverá a reunião dos segmentos para discussão da eleição dos delegados para a 6a Conferência Nacional e para a 4ª Gestão do Conselho Estadual das Cidades. No período da noite, simultaneamente, acontecem os seminários do Estatuto da Metrópole e de Fracking.

No último dia de Conferência serão apresentadas na plenária, pelos respectivos relatores, as propostas e moções dos Grupos Temáticos. Na sequência será realizada a leitura das propostas aprovadas e a tarde acontece a eleição dos delegados dos segmentos para a 6a Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília, e serão eleitas as entidades representantes dos segmentos para a 4a gestão do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/PR) 2018/2020. O último evento programado é a Validação dos Delegados a Conferência Nacional e das Entidades que vão compor o Conselho Estadual das Cidades.

Seminários – Após a abertura do Seminário sobre o Estatuto da Metrópole, o engenheiro e diretor de Operações do Paranacidade, Alvaro José Cabrini Junior, fará uma síntese sobre a importância do documento. Em seguida, falará o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente, de Habitação e Urbanismo, o procurador Alberto Vellozo Machado.

Depois, será a vez do presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Guimarães. O arquiteto Clóvis Ultramari discorre sobre o tema proposto, abrindo espaço ao debate. Das 21 às 22 horas, o grupo debaterá sobre o tema até o encerramento do Seminário sobre o Estatuto da Metrópole.

Já, no Seminário do Fracking, após a abertura, o geólogo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Fernando Scheibe, fará uma palestra sobre a Exploração do Gás de Xisto por Fraturamento e Contaminação das Águas.

Em seguida, a diretora da ONG 350.org, coordenadora nacional da Coalizão Não Fracking Brasil, Nicole Oliveira, falará sobre Fracking no mundo, estudos e riscos. Depois, o engenheiro e fundador da Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima Água e Vida – COESUS –, Juliano Bueno de Araújo, falará sobre legislações municipais e estaduais. Após este debate, o seminário será encerrado.