Correio dos Campos

Competição de futebol digital é a atração de sábado em ginásio de esportes

26 de julho de 2017 às 15:17

Com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Palmeira recebe uma seletiva para o Campeonato Brasileiro de Pro Evolution Soccer 2017, a maior competição de futebol virtual do país. O evento é organizado pela Ponta Grossa Digital Clube (PGDC) e será disputado com a plataforma PlayStation 4.

A partir das 8h30 de sábado (29), 32 competidores de Palmeira, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina Paranaguá, Antonina, Lapa e cidades de outras regiões do Paraná estarão reunidos no Ginásio de Esportes Sebastião Amâncio dos Santos, localizado na PR 151. O público pode acompanhar as disputas virtuais gratuitamente.

Os jogos devem se estender até o período da tarde, quando será conhecido o campeão da competição. O vencedor garante vaga no Campeonato Brasileiro de Futebol Digital, que será disputado em Brasília, nos dias 23 e 24 de setembro. A passagem aérea até a capital do país e a hospedagem fazem parte da premiação da seletiva.

E-sport – A ligação dos jogos eletrônicos de futebol com a realidade está cada vez mais presente no cotidiano. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA), por exemplo, além de organizar as competições reais, organizam disputas virtuais com suas respectivas chancelas.

Moisés Américo, secretário de Esporte e Lazer, acredita que os esportes eletrônicos, chamados de e-sports, estão cada vez mais consolidados e devem se tornar ainda mais fortes nos próximos anos. “A geração que hoje está com idade entre 20 e 30 anos, por exemplo, é uma geração que cresceu acompanhando a evolução dos vídeo-games e da tecnologia. Os jogos de esportes e de outros gêneros fazem parte do cotidiano dessas pessoas e temos que encarar como algo natural, utilizado para lazer ou competição. A tendência é que os e-sports fiquem mais forte com o passar do tempo”, relatou.

Para o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi, a disputa da seletiva em Palmeira é mais um modo de lazer que deve ser oferecido à população. “É importante dar variedade de diversão e lazer à juventude e demais idades, através de vários meios. Aos fãs do virtual, essa é uma oportunidade de desfrutar do que gostam”, disse.