Correio dos Campos

Capacitação prepara profissionais para retorno do segundo semestre letivo

25 de julho de 2017 às 20:44

Retornando do curto período de descanso, mais de 350 professores da rede municipal de ensino voltaram às atividades nesta segunda-feira (24). Passando por palestras de formação, já que os alunos retornão apenas na quarta-feira (26).

Como ressaltou a secretária de educação, Carla Marcondes de Albuquerque, esse período de formação agrega na qualidade dos profissionais que compõe a equipe de ensino. “Estamos aqui todas unidas pelo mesmo objetivo, que nossas crianças sejam contempladas com professores e educadores cada vez mais capacitados e dispostos a dar o melhor de si pela qualidade de ensino”, ressalta ela.

As educadoras passaram pela formação com profissionais renomadas no âmbito de ensino, como Rosa Maria Marini Mariottto, doutora em educação e psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), que abordou sobre a função do educador nas creches. Assim como Monaliza Haddad, mestre e doutoranda em Intervenção Precoce pela Universidade de E’vora (Portugal), abordou sobre as dificuldades de aprendizagem e possibilidade de atuação dos professores juntos às crianças, adolescentes e famílias.

Maria Marini, trouxe como perspectiva para as educadoras a questão do cuidado e atenção sobre o desenvolvimento das crianças nos estágios iniciais, que são inseridas nas creches. “Hoje cada vez mais precocemente as crianças começam a frequentar as escolas e creches e vocês educadoras que serão as formadoras desses novos indivíduos. Preparando eles para seguir e aprender. Baseando-se em estudos e um sistema desenvolvido podemos acompanhar se essa criança está se desenvolvendo corretamente”, explica.

Enquanto a mestre, Monaliza Haddad, abordou algumas síndromes causadoras de grande dificuldade na compreensão e aprendizado de algumas crianças, que acabam precisando de acompanhamento de um profissional capacitado para auxiliar no desenvolvimento. “Antigamente crianças que sofriam pra aprender eram excluídas do ambiente escolar. Hoje, temos recursos e conhecimento para conduzir de forma satisfatória o ensino de crianças com essas síndromes de aprendizado”, complementa.

Todo esse processo de troca de experiências e conhecimento enriquece os profissionais. “Ninguém vai sair daqui como chegou. Cada uma de vocês trouxe e deixou um pouco do que sabe, e leva um pouco do que aprendeu aqui. Isso é trabalhar e melhorar juntos”, finaliza Carla.