Correio dos Campos

Praça do Cemitério recebe 20 novas árvores no lugar das que foram retiradas

21 de julho de 2017 às 15:24

A segunda etapa da revitalização e transformação da Praça Domingos Theodorico de Freitas está sendo realizada nesta sexta-feira (21). O local é o primeiro a passar pela adequação do Plano Municipal de Arborização. O espaço recebeu nessa manhã 20 novas árvores, que substituem os antigos pinus e pinheiros chineses que foram retirados no inicio do mês. São flores da china, ipês amarelos e brancos, além de cerejeiras não frutíferas, que irão compor com as palmeiras jerivá um cenário de beleza entorno da praça.

Segundo o secretário de meio ambiente, José Przybysewski, as novas espécies introduzidas na praça favorecerem a beleza do local, além da sua finalidade funcional. “Sem dúvidas agora podemos notar o potencial e beleza que a praça possui. Essas novas árvores irão proporcionar flores por maior tempo, embelezando nossos olhos e o cenário palmeirense. Além de serem espécies de sombra com porte regulado, não escondendo nossas palmeiras”, explica ele.

A presença das novas espécies ainda é tímida levando em consideração que as novas mudas possuem aproximadamente três metros de altura e estão em período de dormência – quando as árvores perdem suas folhas, devido a estação fria, deixando a mostra somente seus galhos – contudo, ao início da primavera a brotação começa a surgir.

“São mudas de porte médio, porém leva um tempo para que elas se tornem imponentes na paisagem da praça”, ressalta o secretário.

Além das árvores o processo de revitalização está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Infraestrutura. Com a pintura e colocação de novos bancos, nova iluminação, areia no playground das crianças e outras melhorias.