Correio dos Campos

Palmeira recebe dois profissionais cubanos através do programa Mais Médicos

28 de junho de 2017 às 14:06

O atendimento da saúde em Palmeira recebeu o reforço de dois novos médicos nesta semana. Os cubanos Odalys Arias Sanchez e Nelson Fernandez Suarez, através do programa Mais Médicos, chegaram ao município na última segunda-feira (26). Eles irão assumir o atendimento primário nas Unidades de Estratégia da Saúde da Família de Faxinal dos Quartins e de Vieiras, respectivamente.

Na manhã desta quarta-feira (28) os médicos foram recebidos pelo prefeito Edir Havrechaki e pelo vice-prefeito Marcos Levandoski, no Palácio da Viscondessa Querubina Rosa Marcondes de Sá, sede do Governo Municipal. Ainda participaram do encontro o vereador Marcos Ribas, o secretário de Urbanismo, Fabiano Cassanta, a Secretária de Saúde, Fabiani Ramos Bach Czlusniak, e a diretora de Saúde, Rosilene Calixto.

Havrechaki aproveitou o encontro com os profissionais cubanos para desejar boas-vindas e agradeceu antecipadamente pelo serviço que ambos prestarão em prol de Palmeira. “O Programa Mais Médicos, desde o seu início, traz benefícios para Palmeira, possibilitando que médicos cubanos realizam um atendimento humanizado e diferenciado para o nosso povo. Tenho certeza que Odalys e Nelson serão muito bem recebidos pela nossa comunidade e trabalharão de coração para os palmeirenses”, disse o prefeito.

Nos primeiros 15 dias em Palmeira, Sanchez e Suarez estão acompanhando um cronograma elaborado pela Secretaria de Saúde para que eles conheçam todos os protocolos de atendimento do município, desde a parte de medicação, exames, Programa Rede Mãe Paranaense, atendimento de hipertensos e diabéticos e outras atividades relacionadas a gestão da saúde pública. Na sequência eles serão encaminhados às ESF de Faxinal dos Quartins de Vieiras, onde devem realizar atendimentos pelos próximos três anos.

Os profissionais, naturais da cidade de Santiago de Cuba, já trabalharam em outros países no continente africano e na América do Sul. Antes de chegar a Palmeira, eles ficaram 21 dias em Brasília, onde participaram de treinamento e curso capacitação do programa Mais Médicos.

De acordo com Czlusniak, no mês de julho Palmeira deverá receber mais um profissional cubano. “No próximo mês mais um médico do Programa chegará para substituir da Dr. Ana Maria, que foi embora em outubro de 2016, devido a problemas familiares. No caso de Sanchez e Suarez, a reposição foi rápida. Leandro e Odalis, os antigos médicos, foram embora no dia 13 e no dia 26 já foi feita a reposição”, relatou.