Correio dos Campos

Comissão escolhe mascote do município por meio de gincana cultural

6 de junho de 2017 às 19:49

Na tarde desta terça-feira (06), mais uma etapa da gincana realizada pelas secretarias de Cultura e Educação, foi concluída. Nessa fase foi realizado a eleição, por uma comissão julgadora do desenho que representa melhor a cidade e irá servir de mascote.

Ao todo foram 844 desenhos inscritos, com participação de 22 escolas da rede de ensino, sendo municipais, particulares e estaduais. Os desenhos precisavam contemplar requisitos que remetessem aos símbolos de Palmeira e algumas características pré-definidas pela banca julgadora. Destes a pré-seleção escolheu 80, posteriormente 20, depois 10 e por fim chegando aos três finalistas, onde o escolhido foi o da aluna Rafaela Zwiegicoski Ponijaleki, estudante do terceiro ano do Curso de Formação de Docentes em primeiro lugar.

A atividade faz parte da gincana cultural que está acontecendo durante todo o ano nas escolas, com intuído de aumentar a participação e estimular a criatividade dos alunos. “A gincana serve para integrar e aumentar a participação dos alunos nas atividades do município. E escolher a partir das idéias deles o mascote que vai ser a cara de Palmeira em folders, textos e atividades educacionais e culturais”, ressaltou Waldir Joanassi Filho, secretário de Cultura.

Já para secretaria de Educação, Carla Marcondes Albuquerque, a atividade mostra a importância pedagógica da integração entre a família e escola no estudo das características para desenvolvimento do desenho do mascote. “Não foi um desenho aleatório, os estudantes precisaram analisar vários sinais e símbolos que representam a cidade, e escolhendo a melhor forma que cada um enxerga a sociedade que participa”, complementa ela

Na próxima etapa a comissão julgadora irá analisar e escolher um vídeo de um minuto, produzido pelos estudantes, que conte da melhor forma sobre o surgimento de Palmeira.