Correio dos Campos

Prefeitura de Palmeira e Sesi/Senai discutem oferta de novos cursos técnicos

20 de abril de 2017 às 09:02

A Prefeitura de Palmeira, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, esteve em reunião com representantes do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Ponta Grossa na manhã desta quarta-feira (19). O objetivo do encontro foi para apresentar os novos cursos técnicos semipresenciais oferecido pelos estabelecimentos de ensino.

O secretário de Indústria e Comércio, Jaudeth Hajar, e o diretor de Indústria e Comércio, Eloir José Voichicoski, aproveitaram a oportunidade para falar sobre a demanda de ensino profissionalizante em Palmeira, juntamente com Fernando Chapieski e Patrícia Lourenço, ambos do Sesi/Senai. Outra reunião deve acontecer no dia 4 de maio, para tratar sobre cursos técnicos que serão realizados na unidade de Palmeira.

Os cursos semipresenciais oferecidos pela unidade de Ponta Grossa são de Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Manutenção Automotiva e Técnico em Mecânica. Todos têm duração de 24 meses, começam no dia 6 de maio e com valor mensal de R$ 214,00, sendo que para o trabalhador da indústria o custo é de R$ 192,60. Podem se inscrever alunos que já concluíram o Ensino Médio ou estão cursando o 2º ano.

As aulas semipresenciais acontecem nos sábados, a cada 15 dias, e são realizadas das 9 às 18 horas, na unidade do Senai de Ponta Grossa. Segundo Chapieski, as aulas serão na cidade vizinha devido a estrutura oferecida no local. “A aula semipresencial será prática, para que o aluno utilize os equipamentos e laboratórios oferecidos em Ponta Grossa, onde a estrutura é bem completa”, relatou.

As matrículas podem ser feitas de duas maneiras: na sede do Senai de Palmeira, localizado na antiga estação ferroviária, na PR 151, das 13 às 17 horas, ou diretamente no Senai de Ponta Grossa. O candidato pode se inscrever em apenas um curso e, caso necessite de atendimento especial (PcD), deve requerer por escrito, especificando o tipo de necessidade.

Para efetivar a matrícula, devem ser apresentados RG, CPF, histórico escolar do ensino médio, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, título de eleitor, documento militar, uma foto 3×4, além de RG e CPF da mãe. Para alunos menores de 18 anos é obrigatória a presença dos pais no momento da matrícula. Na falta da cópia dos documentos citados, a matrícula não será realizada.

De acordo com Lourenço, os interessados podem contar com um dia com horário diferenciado para fazer a matrícula em Palmeira. “Somente no dia 29, sábado, as inscrições poderão ser feitas das 10 às 16 horas’, concluiu. As matrículas podem ser feitas até 6 de maio, data de início do curso.