Correio dos Campos

Mais de 8.500 palmeirenses devem receber vacina contra a Influenza

11 de abril de 2017 às 13:54
Boy and vaccine syringe

Na próxima segunda-feira (17) começa 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento dos sintomas e ao óbito, especialmente em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para complicações da infecção. A campanha se estende até o dia 26 de maio, sendo que no dia 13 de maio acontece o dia nacional de mobilização, o ‘dia D’.

Neste ano o município de Palmeira pretende vacinar mais de 8.500 pessoas que fazem parte de grupos de risco. São 2.095 crianças com idade de seis meses a quatro anos, 367 trabalhadores de saúde, 359 gestantes, 59 puérperas (até 45 dias após o parto), 3.450 idosos (60 anos ou mais), 2.209 casos de comorbidade (grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis), 54 pessoas privadas de liberdade, além de professores ativos das escolas públicas e privadas.

A meta da campanha é vacinar o mínimo de 90% dos grupos alvos, com o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade das infecções pelo vírus da influenza. A vacina é trivalente e protege contra a Influenza AH1N1, Influenza AH3N2 e Influenza B.

A vacinação, porém, é contraindicada apenas nos casos de crianças menores de seis meses de idade, indivíduos com hipersensibilidade ou história de reação alérgica grave às proteínas do ovo (ovo ou produtos do ovo), ou história de reação alérgica grave a qualquer componente da vacina. Doadores de sangue devem ser considerados como inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas após a vacinação.

A Secretaria de Saúde recomenda que a população compareça nas unidades de saúde munidos da carteirinha de vacinação. Já os professores devem esperar as equipes de saúde ir até as escolas e colégios para receber a vacina. Eles deverão estar munidos de documento de identificação com foto, carteirinha de vacina e declaração fornecida pela direção do estabelecimento de ensino.

Dia D

No dia 13 de maio, sábado, o ‘Dia D’ da campanha, as unidades de saúde atenderão em horários especiais. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da área urbana (Santa Rosa, Vila Rosa, Dr. Jorge Amim Bacila, Rocio I, Colônia Francesa, Jardim Christine e Centro de Saúde Dr. Silvio Kanemoto, ficam abertas das 8h30 às 16h30. Já as ESFs da área rural (Witmarsum, Faxinal dos Quartins, Vilinha, Queimadas e Vieiras) atendem das 9 às 16 horas.