Correio dos Campos

Jaguariaíva conquista sua primeira associação de agricultores familiares

6 de fevereiro de 2024 às 10:22
(Foto: Divulgação/PMJ)

COM ASSESSORIAS – Na última semana, na sede da SETMA (Secretaria de Turismo e Meio Ambiente), reunião com membros da APROJA (Associação de Produtores de Jaguariaíva), agilizou trâmites para emissão do CAF jurídica (Cadastro da Agricultura Familiar) para essa, que é a primeira associação de agricultores familiares do município.

Membros da entidade, que fornecem para o Programa Feira Verde e merenda escolar, técnicos da SETMA e SHADS (Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social) e vice-prefeito participaram do encontro, onde foi esclarecido que o CAF é um documento que dá acesso às políticas públicas direcionadas ao segmento. Ele substitui a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), e a formalidade é requisito para que agricultores possam vender seus produtos para a merenda escolar (PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar) e programas como o Feira Verde.

A APROJA é uma conquista dos agricultores familiares jaguariaivenses e da população em geral. Conta com 40 associados e tem recebido todo o apoio da Administração há vários meses para sua organização, com o objetivo de fomentar a segurança alimentar, incentivar o uso da terra e a geração de renda no campo, além de dar suporte técnico necessário para que os agricultores cumpram as exigências para inserção de seus produtos no mercado.