Correio dos Campos

Escola municipal de música adapta aulas para estudo à distância durante pandemia

22 de maio de 2020 às 17:06
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A Escola Municipal de Música Elzita Jorge Cunha de Jaguariaíva também passou a oferecer aulas diferenciadas para seus alunos devido à necessidade de isolamento social preventiva ao novo coronavírus. O contato principal entre professores e alunos ocorre principalmente via aplicativos como o WhatsApp.

Como alguns instrumentos musicais são caros e não acessíveis a todos, a escola recebe alguns alunos para os exercícios musicais. Para essas atividades presenciais estão sendo tomadas medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades da área, como a disponibilização de álcool em gel para as mãos, bem como a higienização do instrumento após a utilização.

Normalmente na escola municipal de música local ocorrem as oficinas gratuitas de Violão, Acordeon, Canto, Teclado, Trompete e Flauta. Já neste período de pandemia os instrumentos de sopro não estão sendo utilizados para maior segurança dos alunos. Também estão suspensos os ensaios da Fanfarra Municipal, Coral Plenitude e Grupo Sonata Maragata, que também fazem parte da escola.

A escola pública de música jaguariaivense leva o nome da professora “Elzita Jorge Cunha”, compositora da letra e música do hino do município. Criada em 2010, durante a primeira gestão do prefeito Otélio Renato Baroni, a escola já atendeu quase 2 mil alunos de Jaguariaíva e região, tudo gratuitamente.

Situada no Complexo Matarazzo, próxima ao Cine Teatro Valéria Luercy, assim como o cinema, a estrutura destinada à escola passou por reformas e adequações. Também foi equipada com todos os instrumentos musicais necessários. A secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita Alcione Lemos, que participou ativamente da implantação e até hoje está à frente da Smece, responsável pela escola, diz que os esforços na área fazem parte de um processo em favor do acesso e valorização do jaguariaivense e sua cultura.

Atualmente são 133 os alunos matriculados e as aulas são oferecidas inclusive para aluno com deficiência visual. Os professores são Rogério Lima Gomes, Marcelo Alves de Souza e Rafael Jayme Pliessnig Stoekly. A Escola de Música Elzita Jorge Cunha fica na Rua Salomão Félix da Silva, S/N, e atende pelo telefone 3535-5593.