Correio dos Campos

Prefeito José Sloboda faz entrega oficial do Samu com o funcionamento da Central 192

4 de maio de 2020 às 17:28
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Jaguariaíva foi oficialmente entregue nesta segunda-feira, dia 4, com a ligação da Central 192, através da qual a população poderá chamar o serviço, a partir deste mês.

O atendimento de urgência possui equipe especializada com enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista socorrista e está em funcionamento desde janeiro deste ano, resultado das reivindicações do prefeito José Sloboda, junto à AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais), instituição que preside. “Este é mais um serviço que colocamos à disposição da nossa população. O Samu está em nossa pauta desde 2017 e simboliza uma grande conquista para o atendimento de urgência, assim como o serviço aeromédico, que é uma realidade em nossa região e já salvou muitas vidas, inclusive jaguariaivenses, desde sua implantação em 2018”, afirmou o prefeito.

De acordo com o controlador interno do Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), Roberto Bandeira, que esteve presente na solenidade, Jaguariaíva é o quinto município a sediar o serviço via consócio. Bandeira afirmou que a implantação do Samu só foi possível, pois a administração, através da Secretaria de Saúde, deu todo suporte, inclusive com a habilitação da ambulância e local para treinamento e funcionamento do serviço. “O trabalho do prefeito José Sloboda foi imprescindível para esta conquista, que já vem sendo angariada desde 2010. Em 2018 começamos os trabalhos para a implantação do Samu via consórcio, que hoje já é realidade em cinco cidades dos Campos Gerais”, comemorou Bandeira.

Desde o início de seu funcionamento em Jaguariaíva, o Samu já realizou 246 atendimentos, que agora serão chamados através do telefone 192. O serviço ainda funciona em uma base provisória dividida com o Corpo de Bombeiros, que em breve terá um novo quartel e cederá todo espaço atual para a equipe do Samu.

A vice-prefeita e secretária da Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, acompanhou todo processo até a concretização do Samu no município e enalteceu o trabalho do prefeito e da Secretaria de Saúde. “Hoje Jaguariaíva conta com um serviço de Saúde sem par na região, profissionais capacitados, hospital e unidades básicas equipadas, serviço de urgência em pleno funcionamento, UTI móvel e cobertura do serviço aeromédico, conquistas de uma administração que trabalha com responsabilidade para oferecer sempre o melhor à nossa população. Quero parabenizar ao prefeito Juca e toda equipe da Saúde, através da secretária Amália, por proporcionarem dentro da saúde básica, um serviço tão completo e de tamanha qualidade para nossa Jaguariaíva”, parabenizou Alcione.

A secretária de Saúde, Amália Cristina Alves, pontuou que o 192 deve ser contatado apenas em situações de casos de urgência como crises convulsivas, intoxicação ou envenenamento, queimadura grave, trabalho de parto em situação de risco, quedas com perdas de consciência, desmaio, hemorragias, crise hipertensiva.

A prefeitura já protocolou o pedido de uma ambulância de suporte avançado, que deverá contar também om atendimento médico, de acordo com a secretária Amália, a compra já foi aprovada pelo Ministério da Saúde.