Correio dos Campos

Projeto possibilita que alunos da rede municipal de Jaguariaíva tenham aula em casa com material e orientação dos professores via WhatsApp

20 de abril de 2020 às 09:40
Foto: divulgação

COM ASSESSORIAS – Diante da suspensão das aulas até o dia 30 de abril, devido à pandemia do coronavírus, o município de Jaguariaíva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), está desenvolvendo medidas que permitam que o aprendizado continue, mesmo  sem a possibilidade imediata de aula presencial.

Para tal, a SMECE criou o projeto “Escola e Família mediando O Aprendizado”.

Este projeto visa propor uma modalidade alternativa de ensino voltada ao atendimento temporário de pais e responsáveis por estudantes matriculados em escolas e Cemeis de Jaguariaíva-PR, no que tange ao estudo domiciliar.

As aulas foram suspensas atendendo ao Decreto nº 4.230/2020, do Governo do Estado do Paraná, a partir de 20 de março de 2020, estando em conformidade ao Decreto nº 4.258/2020.

Mas o plano de ensino não presencial já está em ação e os alunos receberam atividades, que foram entregues nas escolas aos seus familiares, os quais serão auxiliadores do aprendizado dos filhos, enquanto são orientados pelas equipes gestoras, professores e educadores da Educação Básica. Os materiais contendo as tarefas têm data para retornarem para a correção e estão sendo acompanhados por podcast dos professores de cada turma.

Também foram criados grupos com os responsáveis no aplicativo WhatsApp para que possam ser orientados em tempo real e, assim, conectar a escola ao aluno.

Toda essa mudança repentina está sendo acompanhada de perto pela vice-prefeita e secretária da Smece, professora Alcione Lemos, que assegurou que cada passo das escolas e Cemei’s está sendo assistido pela equipe que gere a Educação no município, bem como o Feedback com os pais para avaliar esse suporte. As estratégias de ensino não presencial também estão sendo acompanhadas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED).

Vale lembrar que o município trabalha com ferramentas digitais na Educação no currículo escolar, o que faz com que os alunos já estejam familiarizados com as tecnologias, aproveitando também o fato de que grande parte das famílias contam com smartphones, a tecnologia vem para unir, mesmo que apenas virtualmente, neste momento em que ficar em casa é o mais seguro.