Correio dos Campos

CASMI de Jaguariaíva comemora 38 anos de sua fundação

27 de novembro de 2019 às 17:30
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – No dia 7 de novembro de 1981 era fundado o Centro de Assistência Social Maria Imaculada (CASMI).

Sua criação aconteceu através de uma assembleia geral, por um conselho paroquial ligado à comunidade da Paróquia de São Francisco de Assis, com o intuito de atender à população carente do município.

Seu objetivo principal é contribuir para que crianças, jovens e demais beneficiários possam adquirir valores sadios de socialização, entrosamento, convivência e fortalecimento de vínculos, em ambiente propício, agradável e salutar.
O CASMI é uma instituição filantrópica, destinada exclusivamente a prestar assistência social, através de ações voluntárias voltadas ao bem comum, conforme disposto em seu estatuto. Dessa forma, não distribui lucro ou bonificação aos seus dirigentes e contribuintes, sendo os cargos de direção não remunerados.

Segundo a coordenadora da entidade, Simone Leite Cunha, “o CASMI presta atendimento às necessidade sociais da comunidade em geral, dando continuidade aos projetos já existentes com igualdade de direitos no acesso, respeitando a dignidade do cidadão e com a divulgação ampla e clara dos serviços, programas e projetos socioassistenciais”.
Atualmente oferta à comunidade os cursos de violão, pintura em tecido, artesanato, informática, inclusão digital, capoeira e corte e costura.

“O CASMI é uma entidade parceira da prefeitura de Jaguariaíva que, através de convênio de metas, onde são repassados à entidade em média R$ 9 mil, oferta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças na faixa etária de 6 a 15 anos, que participam de várias oficinas ofertadas dentro da instituição”, afirma o diretor de Proteção Básica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), Welington Vitorio Fitz.

Welington também lembra que, até o ano de 2017, a entidade cedia para a administração municipal um espaço anexo para o funcionamento do CRAS Pedrinha, que ainda não possuía a sede própria.

O CASMI é composto por uma Diretoria Executiva e um Conselho Consultivo Fiscal. Recentemente tomou posse a nova diretoria para a gestão 2019/2020, sendo os componentes: como diretor espiritual, Pe Maycon, do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria; presidente, Deyvid Azevedo Galvão; vice-presidente, Marlene Zelazowski Pereira; primeira secretária, Maria de Lourdes Quintiliano; segunda secretária, Fatima Cristina Lodi; primeira tesoureira, Emídia Alice da Silva; segunda tesoureira, Romilda Bronguel Vaz; e diretora social, Florinha Aparecida Puquevis.

No Conselho Consultivo Fiscal os titulares são Silmara de Fatima da Silva Pivovar, Claudia Mara Oliveira Taques, Laura de Fátima Washington Zanin, Maria Aparecida Gurgel Teixeira e Patrícia Silvana Peres Galvão. Como suplentes, Maria Lucinda Amaral de Morais, João Francisco de Moura, Priscila Canavarro Mendes, Rafael Gustavo Pomim Lopes e Paulo Puquevis.

O CASMI está situado na Rua André Jhonson, s/nº, Bairro Pedrinha, ou através do telefone (43) 3535-5844.