Correio dos Campos

Resultados na Educação rendem prêmio a Jaguariaíva durante Congresso Paranaense de Cidades Digitais

25 de novembro de 2019 às 14:20
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Prefeitos, vereadores e gestores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia, estiveram na 7ª Edição do Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que aconteceu em Cascavel nesta semana.

As prefeituras tiveram até o dia 1° de novembro para inscrever projetos que apresentassem soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes. Jaguariaíva foi destaque, desta vez com a aplicação de tecnologias na Educação, tema que rendeu o prêmio de “Prefeito Inovador” ao chefe do Executivo José Sloboda.

Ao lado da equipe de Tecnologia da Informação da prefeitura municipal e o secretário de Governo, Marlus Barbosa Pereira, Sloboda foi certificado pela Rede Cidade Digital como “Prefeito Inovador” junto com outros 15 prefeitos.

De acordo com José Sloboda, ele recebeu a honraria, mas os méritos são da vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, visto que o prêmio foi concedido mediante resultados alcançados através da aplicação da tecnologia na Educação por meio de ferramentas como o ABC Digital, Sabichinhos e sistema Android compostas por recursos diversos, como textos, vídeos, áudios, atividades pedagógicas e ferramentas digitais, utilizados de forma individual ou coletiva, no laboratório de informática e em sala de aula a partir de laboratórios móveis (tablets PC’s) e agora as “Mesas Digitais” para os alunos de CEMEIS.

Alcione Lemos, que atua como secretária da SMECE desde 2009, salienta como a tecnologia pode ser uma ferramenta determinante no aprendizado moderno, quando os alunos praticamente já nascem interagindo com o mundo digital. “A tecnologia propicia um trabalho sistêmico, de forma organizada e intuitiva, mediada pelo professor, porque as novas gerações estão definitivamente conectadas e familiarizadas com estes dispositivos. Temos investido para que esta construção do ‘saber’ esteja inerente ao dia a dia do aluno, aproveitando a dinamicidade dos recursos que eles mais utilizam em seu cotidiano”, conclui a secretária de Educação, Cultura e Esporte.

O programa Cidade Digital já está em implantação no município e deve interligar mais de 40 os órgãos públicos jaguariaivenses via novo sistema de internet, com uma extensão de 25 quilômetros de fibra óptica subterrânea. Escolas, unidades de saúde, departamentos municipais, bibliotecas, cemei’s, entre outros espaços públicos estão na lista de selecionados para instalação. Próximo a esses pontos deve haver o sinal aberto de internet. A Praça Getúlio Vargas já conta com internet gratuita.

O evento ainda contou com programação intensa de Palestras, formações e apresentações na área de tecnologia aplicada no serviço público na Agrotec/Fundetec promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec). O Congresso também trouxe uma feira de serviços para as Prefeituras contou com a presença do presidente da Celepar, Leandro Victorino.