Correio dos Campos

Secretaria de Educação realiza final do 3º Concurso Receitas Criativas da Merenda Escolar

20 de novembro de 2019 às 14:29
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Oferecer merenda diversificada, saudável e gostosa é uma das prioridades na rede municipal de ensino. Além de fornecer os ingredientes para o cardápio nas escolas, o setor de Merenda Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) tem ações de incentivo para as merendeiras, como cursos de aperfeiçoamento e o Concurso Receitas Criativas.

Já em sua terceira edição, o concurso envolve as merendeiras e auxiliares na elaboração de pratos inéditos ou adaptados, incluindo os itens fornecidos para as refeições nas escolas e cemei’s. Vale lembrar que a Smece prestigia os pequenos agricultores locais, com a compra de seus produtos de época. “Sendo assim, há sempre frutas, verduras e legumes fresquinhos que devem ser usados nas receitas, levando em conta a aceitação das crianças”, conta Adriana de Castro, responsável pelo setor de Merenda Escolar da Smece.

Neste ano foram 20 as participantes, num total de 50 receitas inscritas, oriundas de funcionárias dos seis cemei’s, cinco escolas rurais e nove urbanas. Os pratos foram produzidos e avaliados durante o ano letivo por voluntários na própria Smece. Além disso, o trabalho é orientado e acompanhado por nutricionista.

Entre todos os pratos inscritos houve uma pré-seleção de 11 finalistas. Foram eles o Charuto de Legumes com Proteína de Soja, Galinhada, Nhoque de Batata Doce com Linguiça, Lasanha de Abobrinha com Carne Moída, Pão de Beterraba, Panqueca Nutritiva, Torta de Batatinha, Torta Suculenta, Bolo de Banana com Soja Crocante, Bolo de Mandioca e Rosquinha de Laranja com Casca.

No dia 19 deste mês uma banca fez a degustação e avaliação dos pratos, tendo como critérios de avaliação a criatividade, aparência, sabor, consistência e possibilidade de inclusão no cardápio da merenda. As três receitas vencedoras só serão reveladas no dia 5 de dezembro, às 19h, no Cine Teatro Valéria Luercy, quando ocorrerá a premiação das autoras. As ganhadoras levarão eletrodomésticos para casa e ainda vão conquistar troféus para suas unidades de ensino. Ao final haverá ainda a edição do livro “Receitas Criativas”, com todas as receitas que concorreram neste ano.

Atualmente a prefeitura é responsável pelo fornecimento da alimentação escolar dos alunos matriculados na rede de ensino pública municipal. São mais de 3.500 alunos beneficiados com a merenda, custeada com recursos da Smece e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As crianças nos cemei’s recebem quatro refeições ao dia e alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental contam com uma refeição diária, com exceção das crianças da zona rural, para quem são servidas duas refeições ao dia. Para alunos com restrição alimentar comprovada há um cardápio diferenciado.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esporte e vice-prefeita, Alcione Lemos, no ano de 2009 foi feita uma reformulação total na merenda, visando oferecer refeições diversificadas e saudáveis para todos os alunos. Além de saúde e bons hábitos alimentares, a iniciativa já rendeu inclusive participações da prefeitura em edições do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.