Correio dos Campos

Laboratório municipal de Jaguariaíva realizou mais de 73 mil exames nos últimos seis meses

Da triagem aos exames, do atendimento rápido ao diagnóstico, a saúde de Jaguariaíva tem feito muito mais que o suporte básico determina e com mais excelência a cada dia que passa
18 de outubro de 2019 às 16:52
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – São milhares de consultas durante o mês e, com elas, a necessidade da realização de exames que, graças a investimentos no Laboratório Municipal de Análises Clínicas, em funcionamento desde 2017, são realizados dentro do próprio município gratuitamente.

Apenas nos últimos seis meses foram 73 mil exames realizados, uma média diária de 589 exames e mais de 70 pessoas atendidas. De acordo com a farmacêutica bioquímica do laboratório municipal, Luana Abrão Costa, cada paciente chega com uma demanda média de oito pedidos de exames, os quais são realizados gratuitamente, os mesmos custariam cerca de R$ 200 caso o paciente precisasse recorrer à rede privada. No caso das gestantes, todos os exames requisitados nas três rotinas custariam em média R$ 460,49, quando na rede municipal são realizados sem nenhum custo para as pacientes.

Apesar de oferecer uma extensa lista de procedimentos, existem exames que são mais esporádicos e os chamados kits não são adquiridos pelo município, entretanto eles são coletados na unidade municipal e enviados para os laboratórios de apoio, sendo entregues os resultados sem custo nenhum para o paciente. Somando análises internas e externas são mais de 100 tipos de exames oferecidos, entre os mais realizados estão o Hemograma, Parcial de Urina, Glicose, TSH, Colesterol Total, Triglicerídeos, Creatinina, Colesterol HDL e Hemoglobina Glicada.

A secretária de Saúde, Amália Cristina, destaca que o laboratório está implantando o sistema de interfaceamento para assegurar maior rapidez na entrega de resultados. Estes resultados estarão disponíveis o mais breve possível dentro do sistema de saúde do município, onde os médicos poderão ter acesso ao resultado do exame já no prontuário do paciente, como já ocorre com os exames de raio-x, por meio do digitalizador adquirido recentemente.

O Laboratório Municipal ainda oferece serviço de coleta domiciliar todas as quartas-feiras. Precisa ser agendado no laboratório para que informações de preparo para os exames sejam dadas.

Na última avaliação em 2018, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas foi classificado como “Excelente” pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). A entidade, autorizada a fazer o controle externo de qualidade, acompanha o trabalho realizado pelo laboratório municipal a mais de um ano.