Correio dos Campos

Prefeitura inicia obra de revitalização da Praça Isabel Branco

19 de setembro de 2019 às 16:00
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Nesta semana, em que o município comemora 196 anos, além de obras entregues e em andamento, outras novas também iniciaram. O destaque é para a revitalização da Praça Isabel Branco, na Cidade Alta, marco onde a cidade se originou.

Realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, a obra tem como objetivo o resgate da memoria da praça, inaugurada no final do século XIX, além de renovar mais um ambiente recreativo e de convivência para a população. Serão mais de 3.350 m² de área a ser revitalizada e mais de R$ 377 mil investidos.

Os serviços a serem realizados serão muitos, entre eles a substituição do pavimento, restauração do coreto, canteiros, mobiliário urbano, iluminação e novas áreas de convivência. “O atual calçamento da praça é feito por pedras portuguesas, que apesar de históricas e com beleza impar, quando molhadas se tornam escorregadias e, de acordo com as normas brasileiras de acessibilidade, recomenda-se a substituição”, relata o arquiteto e urbanista da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, Yves Moura de Moraes.

O novo revestimento será do tipo bloco de concreto (paver), mesclado com diferentes cores. “Isso vai gerar um melhor visual e o mais importante – terá uma segurança maior para todos”, explica Moraes.

As atuais floreiras com a reforma terão um novo sentido, visto que serão plantadas grama e flores em algumas e outras serão aterradas para esconder as raízes das árvores e construção de bancos, abrindo espaço para a convivência, descanso, leitura e contemplação.

Haverá mudança no sentido das vias ao redor da praça, bem como no jeito de se estacionar. Com o estacionamento em 45 graus, as vagas para o estacionamento de veículos serão ampliadas para 29 vagas, incluindo as reservadas para motoristas cadeirantes e motociclistas.

A intervenção também vai aumentar a acessibilidade. “Com a revitalização da praça seria impossível não pensar no bem estar de todos, por isso será acrescentada sinalização no piso para deficientes visuais e também serão feitas travessias elevadas, fazendo a ligação da praça à prefeitura e da praça até a igreja”, informa o arquiteto.

História – Foi realizado um estudo histórico da praça junto com o Departamento de Patrimônio e, com base em fotos antigas e relatos de moradores locais, serão inseridos aos novos materiais elementos que remetem ao tempo da construção da praça. “Isso será feito para que as novas gerações saibam que a praça teve um passado que deve ser lembrado.

Ainda pensando em preservar a história e cultura, serão mantidos alguns mosaicos feitos em pedra portuguesa, que serão emoldurados no piso junto com o pavimento de bloco de concreto, bem como serão feitas em pedra portuguesa dois mosaicos de torres, que terão essa homenagem representando o brasão da cidade e gerando identidade para a praça”, adianta Moraes. Outra alteração neste sentido será na floreira central. Hoje ela não tem forma definida, mas passará a ter um grande círculo, remetendo ao início do século.

Coreto: O antigo coreto já passou por muitas mudanças e hoje, de certa forma, sem muito uso, acaba dando margem a infestações de pombas e cupins. O projeto inclui a substituição da madeira e outros materiais, sem desconstruir a identidade da obra e a ideia de quem o imaginou.

Paisagismo: Quando a Praça Isabel Branco foi construída o estudo botânico e paisagístico era pouco difundido no Brasil. Com isso, espécies de árvores foram plantadas sem planejamento, o que agora será corrigido. “Apesar da beleza, muitas flores e árvores não são favoráveis ao convívio humano, pois trazem algum tipo de malefício a saúde e bem estar”, esclarece o arquiteto da prefeitura .

Segundo Moraes, algumas árvores que precisarão ser cortadas foram avaliadas por engenheiros florestais e ambientais. Ressalta ainda que as poucas unidades retiradas são as menores, permanecendo as mais altas, não descaracterizando assim a praça. Em contrapartida, o projeto paisagístico inclui, além da forração de grama esmeralda nas floreiras, o plantio de flores e novas árvores de pequeno porte.

Novos passeios: As calçadas ao redor da praça também serão alvo de revitalização. A substituição dos já existentes, que são em pedra portuguesa, será feito em blocos tipo paver. Vale salientar que esses novos passeios serão cem por cento acessíveis e de acordo com as normas vigentes de acessibilidade, com rampas de acesso para cadeirantes, que terão acesso garantido à praça, bem como à prefeitura e Igreja Bom Jesus da Pedra Fria, que ficam no entorno. Vídeo de autoria do engenheiro Thiago Pomkerner, com a animação de como deve ficar a praça, está disponível no endereço https://www.youtube.com/watch?v=ISiScWxv2G4&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1jhvWBB7VS6-CKeFiM8qvmeAuP7BVBkRF6ydzdGj4cJyS3Si0UuAJOL5A.