Correio dos Campos

Jaguariaíva promove 11º grande desfile de Sete de Setembro

9 de setembro de 2019 às 15:18
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – A cidade de Jaguariaíva foi uma dos poucas na região a promover um grande desfile cívico temático de Sete de Setembro. No último sábado mais de 8.400 pessoas estiveram nas avenidas Antônio Cunha e Conde Francisco Matarazzo para festejar a independência e valorizar os símbolos pátrios. O evento, que marcou a 11ª edição consecutiva, iniciou perto das 9h, chamando a atenção de um grande público.

O prefeito José Sloboda abriu o ato cívico. Ao seu lado, no palanque montado na Praça Getúlio Vargas, estiveram a primeira-dama de Jaguariaíva, Cleia Sloboda, a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, secretários, vereadores, entre outras autoridades.

Com criatividade e arte, representantes de órgãos públicos, igrejas, muitas entidades, Cemei’s, escolas municipais, estaduais, particulares, enfocaram o amor à Pátria, independência e a história do município, que completa 196 anos em 15 de setembro. Na rede de ensino municipal o tema abordado foi “Super Heróis”, destacando que cada brasileiro tem um herói dentro de si, além de valores importantes como a defesa da sociedade, a coragem, força, entre outras virtudes.
Além de Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha, Thor, Pantera Negra, Homem-Aranha e outros, entre os heróis esteve também Jesus Cristo, destacado como maior de todos eles, ao salvar o mundo com palavras, milagres e gestos e não com violência.

Comerciantes e indústrias valorizaram a pátria e representaram um pouco do trabalho realizado, divulgando sua capacidade produtiva e colaboração com o desenvolvimento econômico e social da cidade. Entre as empresas com maior número de representantes na avenida esteve a indústria madeireira Braspine, com 700 integrantes.

As fanfarras e bandas marciais marcaram forte presença, com elaboradas evoluções. As participantes neste ano foram a Fanfarra Municipal de Jaguariaíva, junto às fanfarras e bandas marciais estudantis dos colégios Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Padre Anchieta, Olavo Bilac, Apae, Banda Marcial de Sengés e Fanfarra Batalhão Pentecostal da Igreja do Evangelho Puro. Coreografias de colégios e grupos de dança, além performances rápidas como a de ciclistas e motociclistas, também chamaram a atenção dos presentes.

Representação das Forças Armadas foi feita por militares do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Castro, com 30 soldados, também encantando o público com seus trajes, marcha e disciplina. Fechando o desfile houve a passagem de um belo carro de boi, junto ao Clube dos Tropeiros, lembrando as raízes do município, originário do tropeirismo.

Organização – Além de todo o espetáculo visto no desfile, no entorno e nas concentrações da entrada dos grupos houve toda uma estrutura de saúde, segurança, logística e organização do desfile. Servidores do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), por exemplo, disponibilizaram banheiros químicos e distribuíram copos de água para a população, enquanto que profissionais da Secretaria Municipal de Saúde ficaram de prontidão em pontos de atendimento de emergências.

Equipe de Infraestrutura e Habitação desde a madrugada cuidou do fechamento das ruas e sinalização de desvios. Integrantes da Equipe Organizadora cuidaram da entrada dos 57 grupos e todo funcionamento do evento, que foi transmitido pela Rádio Jaguariaíva. Também houve reforço no policiamento, com a vinda de policiais militares de Ponta Grossa. O desfile foi promovido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com o apoio das demais secretarias, instituições, empresas e comunidade.