Correio dos Campos

Jaguariaíva inicia comemorações à Semana da Pátria

3 de setembro de 2019 às 11:10
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Escolas municipais, estaduais, particulares, empresas, entidades, instituições, cavaleiros, autoridades e membros da comunidade participaram na manhã desta sexta-feira (1º) da Corrida do Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria em Jaguariaíva. A cerimônia oficial começou às 7h, na Capela São José Operário, no Jardim Samambaia, onde a chama foi acesa.

O primeiro a conduzir a chama foi o cavaleiro Pedro Martins, representando o Clube dos Tropeiros. Depois o fogo foi levado por ruas centrais e Jardim Primavera.

Às 10 horas, na Praça Getúlio Vargas, a chama foi entregue ao prefeito municipal, José Sloboda, por um soldado do Corpo de Bombeiros. O prefeito acendeu a Pira da Pátria e abriu as festividades, conclamando a população a participar dos atos cívicos e levar consigo o amor à Pátria e luta por um Brasil soberano e melhor. Também lembrou da importância de cuidar da Amazônia e suas riquezas.

Incentivo á cidadania e ao resgate ao amor à Pátria também foi dado pela vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos. Ela destacou que todo brasileiro deve manter vivo os valores espirituais da nacionalidade.

Ainda na abertura houve um momento especial de homenagem ao falecido prefeito Otélio Renato Baroni, grande entusiasta das comemorações cívicas no município. Muitos se emocionaram com a transmissão de uma gravação de sua voz, com mensagem sobre a necessidade de cultivar entre os jovens a cidadania e a vontade de defender o país.

Programação – A programação especial da Semana da Pátria em Jaguariaíva continua até 7 de setembro, quando serão realizados o hasteamento e o arriamento dos pavilhões, com o cântico de hinos pátrios, às 8 e às 17 horas, respectivamente, sempre em frente da Estação Cidadã Agente Durvalino de Azevedo, com a participação de escolas, funcionários, instituições e população em geral.

Durante as solenidades de hasteamento e arriamento ocorrerão apresentações culturais temáticas. A programação do evento, organizado pela Smece (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte), terá seu ponto alto no dia 7, quando ocorre o Grande Desfile Cívico Temático, na Avenida Antônio Cunha. Mais de 8.450 mil pessoas e 102 veículos desfilam neste ano.

O desfile inicia às 9 horas do dia 7, logo após o hasteamento da bandeira em frente à antiga estação. O palanque será montado na Praça Getúlio Vargas, de frente com a Avenida Antônio Cunha. Neste dia haverá transporte coletivo gratuito para que a população possa se deslocar até a área central da cidade e acompanhar as apresentações.