Correio dos Campos

Jaguariaíva é o terceiro município que mais gerou empregos nos Campos Gerais de janeiro à maio deste ano, comércio é destaque

31 de julho de 2019 às 17:21
Setor do comércio foi o que mais criou postos de trabalho. (Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Em mais uma edição de um estudo publicado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Jaguariaíva está entre os destaques da região dos Campos Gerais e aparece como o terceiro município que mais criou novos postos de trabalho de janeiro a maio de 2019. Segundo o grupo de pesquisa, nestes cinco meses a região criou 2736 novos postos de trabalho.

O boletim é fruto de uma série de levantamentos organizados pela professora Augusta Pelinski Raiher do Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) da UEPG, e tem como objetivo analisar a dinâmica de emprego nos municípios dos Campos Gerais.

Dentre os destaques estão o município de Ponta Grossa, com a criação de 1008 novas vagas; Ortigueira, com 420 novos postos de trabalho; e Jaguariaíva, com a criação de 350 vagas. Somados, estes três municípios compõem 65% das novas vagas criadas na região no início de 2019. O principal setor responsável pelo crescimento do mercado de trabalho, segundo a publicação, é o de serviços, que criou 1047 novas vagas no período analisado, seguido pela construção civil, com 672 novos postos, e a indústria, com 404 novas vagas.

Em Jaguariaíva, o setor comercial lidera com 142 postos criados, seguido pela indústria de transformação e o setor de serviços, com 83 vagas cada e, por último, mas não menos importante, o setor de construção, que somou em cinco meses 52 postos de trabalho criados. Este, por sua vez, promove um efeito cascata, visto que muitas obras estão ligadas à ampliação de comércios, o que gera mais empregos com a contratação de prestadores de serviços como engenheiros, construtores, eletricistas, além de movimentar as vendas dos materiais de construção e lojas de instalações elétricas.

Esta é a segunda vez neste ano que o município se destaca neste segmento de pesquisa acadêmica. Em março, um estudo conduzido também pela UEPG, através do Nerepp, apontou Jaguariaíva como o segundo município que mais gerou emprego na região dos Campos Gerais em 2018, ficando atrás apenas, de Ponta Grossa.

Foram 627 novos empregos, que colocaram Jaguariaíva na 15ª colocação no ranking estadual e em 2º lugar entre os 19 municípios dos Campos Gerais, à frente, inclusive de colegas de maior porte, como Castro (3º) e Telêmaco Borba (5º).
A pasta de Indústria, Comércio e Turismo, secretaria que tem viabilizado o desenvolvimento econômico, tem promovido ações que visam desburocratizar a instalação de novas empresas, bem como incentivar a ampliação das já existentes.
Pedro Delgado, secretário da pasta, falou a respeito desta articulação. “Por meio de cursos de capacitação, oficinas, workshops e incentivos como a concessão de espaços, a administração municipal tem proporcionado condições favoráveis a quem deseja ter o próprio negócio, ao passo que fortalece os comércios já existentes”, afirmou.