Correio dos Campos

Jaguariaíva realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

17 de junho de 2019 às 19:04
(Divulgação/PMJ)

IMPRENSA/Jaguariaíva – Representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada e poder público foram reunidos na tarde de sexta-feira (14) na 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Na ocasião houve a discussão de políticas públicas visando a alimentação saudável e o combate à fome. O encontro ocorreu no Centro de Convivência da Cidade Alta, antiga Escola Izabel Branco. A organização foi da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

O tema da conferência, ligada aos procedimentos de formação e controle social, foi “Comida no Campo e na Cidade – O que temos e o que queremos?”. Num primeiro momento, os participantes assistiram a uma palestra enfocando orientações e ações da Emater, ligadas ao tema da alimentação e cultivo, além de fixação do homem no campo, conduzida pelo técnico do instituto, Edo Mota.

Outro momento importante foi o das discussões em grupo dos três eixos da conferência, que foram “A Geografia da Fome e o Desperdício de Alimentos”, “Alimentação como Princípio de Existir” e “Desafios e Possibilidades na Construção da Política Pública”. Entre as sugestões esteve a capacitação e o incentivo para pequenas hortas domésticas, promoção de feira de rua com produtores locais, entre outras. As propostas que surgiram foram aprovadas pela plenária e serão conduzidas a Conferência Estadual. Também foram eleitos três delegados que irão representar o município nesse evento.

Entre as autoridades presentes esteve a secretária de Desenvolvimento Social, Cleia Sloboda, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Hissashi Umezu, que representou o prefeito José Sloboda.

A secretária Cleia, que também é que é presidente da Caisan, comentou na conferência que o Programa Feira Verde em Jaguariaíva vem sendo um grande aliado do município para promoção do acesso à alimentação saudável e o fortalecimento da agricultura familiar. Outros benefícios são a limpeza da cidade e a preservação ambiental.

“O programa continua com grande participação da nossa população, que tem trocado toneladas de lixo reciclável por frutas, verduras e legumes”, relata. Cleia informa que em breve será aberto novo processo de cadastro de agricultores que fornecem seus produtos ao programa, ampliando o número de agricultores beneficiados com a compra da colheita pela prefeitura. Até o mês de maio deste ano, cerca de 33 toneladas de alimentos foram trocados por alimentos saudáveis via Feira Verde.